Comparativo de preços: uma compra no supermercado em Portugal e no Brasil

Com mais um ano letivo começando em Portugal, a ânsia natural dos brasileiros que estão de malas prontas para as terras lusitanas é natural. E, nessa expectativa de começar uma nova etapa da vida, é natural que surjam muitas questões. Uma das que nós mais recebemos no Blog nesses últimos tempos, foi quanto aos preços de alguns itens nos supermercados do Brasil e aqui de Portugal.

Para fazer essa análise, escolhemos duas redes de supermercado com um grande número de lojas espalhadas pelos dois países, para que o preço pudesse manter uma base nacional: Carrefour, no Brasil e Continente, em Portugal. Sabemos, ainda, que os preços mudam de cidade para cidade devido a alternância de impostos e também que algumas superfícies comerciais apresentam preços diferentes dos que apresentados na tabela abaixo. Porém, esse comparativo não quer ser definitivo para nada. É, literalmente, apenas um comparativo de preços e poder de compra, a partir de inúmeras solicitações dos nossos seguidores.

Algumas coisas a considerar: a escolha dos produtos foi feita com base da Marca do Mercado ou o produto com preço mais baixo. Outra situação, enquanto no Brasil o refrigerante Coca-Cola é vendido em garrafas de dois litros, em Portugal elas são negociadas em embalagens de 1,75 litro. Outro produto que apresenta uma diferença é o Sabão em Pó, que no Brasil foi escolhido uma embalagem de 800g, enquanto em Portugal é o de 1kg, para manter o padrão levado em consideração no primeiro item desse parágrafo.

Valores recolhidos na primeira quinzena de setembro de 2021, de forma presencial, no Carrefour de Santa Maria/RS e no Continente da Covilhã, em Portugal. Valores utilizados meramente para quesito de comparação e informação.

Sobre brasileirosnacovilha 231 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

5 Comentários

  1. Os preços do Azeite e o feijão em Portugal não correspondem a realidade. O azeite Galo 750 ml está 3,79€ e o feijão 500gr está 0,99€

    • Olá Fábio! O Feijão, como explanado na tabela, é o kg e não 500g. E o Azeite levado em consideração foi o que mais se aproximava do produto brasileiro para não haver disparidade de produtos. E, mesmo assim, se você procurou no site do Continente hpje, ainda precisa considerar que a marca está em promoção. E o objetivo, aqui, não é apresentar valores promocionais e sim reais.

  2. de acordo com o FMI, o PIB per capita do Brasil é 7,011 dólares e de Portugal é 25,065 dólares
    o salário mínimo no Brazil é 201 dólares (2,87% do PIB per capita) enquanto em Portugal é 772 dólares (3,08% do PIB per capita)
    portanto a diferença deve-se ao PIB per capita – e não aos preços dos produtos e muito menos ao salário mínimo (que no Brasil até podia ser ainda mais baixo devido à maior desigualdade)
    a solução para reduzir a pobreza não é aumentar o salário mínimo mas sim aumentar o PIB per capita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*