
A UBI – Universidade da Beira Interior, no intuito de oferecer uma forma a mais de ingresso em suas licenciaturas e mestrados integrados para os estudantes brasileiros, passa a oferecer, a partir deste ano letivo, uma prova online de conhecimentos. Esta forma de ingresso está disponível tanto para quem não fez o ENEM nos últimos três anos, como para quem realizou o exame nacional brasileiro (neste caso, será considerada a maior nota na candidatura).
A prova é constituída por questões de múltipla escolha, com diferentes graus de
dificuldade: elevado (4 questões), médio (12 questões) e reduzido (28 questões), num
total de 44 questões. O tempo máximo para realização da prova é de 90 minutos e os temas que serão abordados compreendem as áreas científicas das Ciências Exatas/Ciências Naturais; Ciências Sociais e Humanas; Matemática e Português. Será permitido o uso de calculadora gráfica (não a do celular) durante a realização do exame.
As provas serão realizadas em todas as três fases de candidaturas previstas para o ano letivo 2023/2024. Para a primeira fase, a prova está marcada para o dia 28 de fevereiro. Na segunda fase, a prova será realizada no dia 26 de abril. Na terceira e última fase de candidaturas, a avaliação está agendada para o dia 20 de junho. O conteúdo programático da prova pode ser consultado aqui.
As informações gerais para a candidatura, os cursos, preços e prazos podem ser consultados nesta publicação.
Para este tipo de ingresso pode ser feito por brasileiro que está a cursar o 12° ano em portugal? E quanto a propina há algum desconto como quem entra pelo exame nacional?
Olá Vladia! Se o estudante em questão fez apenas o 12º ano em Portugal, pode. Caso tenha feito todo o ciclo (10º, 11º e 12º), pode apenas optar pelo Concurso Nacional de Acesso. Vale referir, ainda, a importância de estar atenta ao Regulamento do Estudante Internacional na página da UBI, pois eles podem alterar essa normativa, junto da DGES.