Saia da Rotina: como participar da colheita da cereja na região

Colheita da Cereja no Fundão
Colheita da Cereja no Fundão

A região da Beira Baixa, no centro de Portugal, é a maior produtora de cereja do país – sendo o Fundão, pertinho da Covilhã, a capital nacional da fruta. Em maio inicia o período da colheita, que se estende normalmente até final de junho. A programação que envolve a apanha da fruta não diz respeito apenas aos produtores de cereja, mas também aos turistas, que vêm de muitos lugares do país para viver essa experiência e, claro, se deliciar com os sabores a ela relacionados.

No último vídeo da segunda série da jornalista Caroline Patatt no YouTube sobre a região da Serra da Estrela, você poderá descobrir como desfrutar dessa programação que começa antes mesmo dos frutos aparecerem.

Turismo desde a Floração
Entre março e abril, especialmente, acontece a floração da cereja – um espetáculo incrível com vários atrativos, como piqueniques em meio às cerejeiras, passeios de balão, concertos, degustações, entre outros, que podem sem conhecidos neste site.

A colheita da fruta
No vídeo você fica sabendo de alguns lugares aqui da região onde é possível hospedar-se e colher cereja de graça, ou então passar uma tarde a colher e comer cerejas direto da árvore, ou ainda, além da colheita, degustar produtos feitos à base de cereja, como licores e doces.

Como é feita a colheita
A colheita da cereja é feita de forma manual e não exige muita técnica: a coloração mais escura indica que o fruto está mais maduro e o principal é ter cuidado para não danificá-lo, tirando sempre com a haste. O mais difícil é apenas colher e não comer todas as cerejas de uma vez – este ano estão doces na medida certa!

Aqui no blog você pode conferir todos os episódios da primeira temporada, acompanhado de um texto explicativo de cada um dos lugares.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*