Saia da Rotina: entre Templários, tropas de Napoleão e muita natureza

O interior de Portugal sempre é capaz de surpreender. Percorrer alguns caminhos é como iniciar uma viagem no tempo, entrar em um cenário de filme ou livro de História. Ao visitar Alpedrinha, distante 30 km da Covilhã, não é diferente: a Vila foi ocupada pelos romanos, reconstruída pelos Templários, invadida pelas tropas de Napoleão…e ainda tem uma natureza exuberante para completar o passeio.

No terceiro episódio da segunda temporada em da série sobre o interior de Portugal no canal do YouTube Saia da Rotina, a jornalista Caroline Patatt mostra um percurso pedestre (o mapa pode ser encontrado neste site) que inicia e termina em uma tradicional Quinta da região e percorre a Vila de Alpedrinha – seus principais pontos de interesse histórico – assim como também parte da Serra da Gardunha.

Caminho do Anjo da Guarda
O caminho leva o nome da Quinta onde propõe-se o início e o fim dele. A proposta do percurso é mesclar história e natureza, mas dependendo da condição física (ou do interesse do visitante) é possível fazer só uma parte ou outra do trajeto, que tem extensão total de aproximadamente 6km.

Na Vila, os principais pontos de interesse por onde passa este caminho são:
Igreja Matriz (construída pelos Templários)
Memorial das Invasões Francesas (em frente a casa do Cardeal D. Jorge da Costa, um dos mais importantes da história portuguesa)
Palácio do Picadeiro
Chafariz D. João V (atenção para as bicas – uma para os solteiros, outra para os casados e a terceira para bruxas e viúvos)
Calçada Romana

Também existem outras construções históricas e é possível ver muitos detalhes arquitetônicos, de diferentes períodos, que permanecem bem conservadas, cada qual com suas peculiaridades. Mas, claro, perceber isso fica mais fácil com a presença de um guia. É possível contratar um profissional da área, credenciado, junto ao posto de turismo do Fundão. Mais informações em www.visitfundao.pt. Essa é a nossa recomendação: ainda que o percurso seja auto-guiado através do mapa (e na Serra, a partir das marcações oficiais nas pedras e árvores), muitas das coisas a serem vistas podem não fazer tanto sentido, ou passarem despercebidas, caso não se conheça a história por trás de cada detalhe.

A partir da Calçada Romana inicia a subida para a Serra da Gardunha. A paisagem encanta e vai se modificando ao decorrer da subida: oliveiras e sobreiros dão lugar a pinheiros e carvalhos, entremeio aos quais é possível muitas vezes encontrar rebanhos de ovelhas e cabras – sem falar nas inúmeras espécies de pássaros e outros animais. Vale lembrar que Alpedrinha é conhecida também pelo Festival dos Caminhos da Transumância – que celebra todos os meses de setembro o antigo ritual de passagem do gado pelas montanhas.

Saia da Rotina
Os novos vídeos do canal são publicados aos sábados. Lá você encontra informações sobre a Serra, como chegar e outras dicas de passeios. Aqui no blog você pode conferir todos os episódios da primeira temporada, acompanhado de um texto explicativo de cada um dos lugares.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*