Ano letivo 2020/2021 da UBI começa com aulas em formato híbrido

Devido ao cenário de pandemia, provocada pelo novo coronavírus, e para atender todas as medidas de segurança, a partir das orientações da Direção-Geral de Saúde para proteger seus alunos, professores e funcionários a Universidade da Beira Interior apresenta um conjunto de medidas excepcionais para assegurar a retomada das atividades acadêmicas a partir de 21 de setembro de 2020.

CALENDÁRIO

Graduação e Mestrado Integrado – Novos alunos: Aulas começam no dia 6 de outubro e terminam no dia 29 de janeiro.

Mestrados, Doutorados e alunos inscritos a partir do 2º ano: as aulas começam no dia 21 de setembro e terminam dia 15 de janeiro, com exceção dos Mestrados Integrados de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

2º semestre: As aulas do 2º semestre serão retomadas em simultâneo por todos os anos e todos os ciclos em 22 de fevereiro de 2021 e seguem até 11 de junho de 2021, sem contar os prazos de Exame.

FORMATO DAS AULAS

As aulas são distribuídas de segunda a sábado e funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, com o intuito de evitar aglomerações. O período letivo será reduzido em 15 minutos para que seja possível desinfetar e circular o ar em cada sala, antes da próxima sessão.

As aulas Teóricas e Teórico-práticas podem decorrer em três sistemas:

  • Presencial: Todas as disciplinas em que a turma seja inferior à capacidade da sala em situação pandêmica, de acordo com a indicação afixada em cada porta.
  • Presencial híbrido: Divisão da turma em dois turnos. Metade da turma assiste à aula em sala de aula enquanto a outra metade assiste à transmissão online e síncrona dessa mesma aula. Os turnos mudam de duas em duas semanas para minimizar a utilização de transportes públicos. Os estudantes estrangeiros que se encontrem fora do país no aguardo da emissão do visto para ingresso em Portugal poderão manter-se no turno à distância.
  • Presencial por grupos: A turma é dividida em grupos de estudantes, de acordo com a capacidade das salas escolhidas. Sempre que possível, a aula decorre simultaneamente em diferentes salas de aula, preferencialmente contíguas.

OUTRAS OBRIGATORIEDADES

  • Desinfecção das mãos sempre que acessar os prédios da Universidade;
  • Uso de máscara no interior da instituição;
  • Respeitar o distanciamento social de 2 metros;
  • A configuração e disposição das salas de aula não podem ser alteradas;
  • Os estudantes devem ocupar sempre o mesmo lugar em sala;

Todas as Orientações e Medidas de Funcionamento do 1.º Semestre devem ser consultadas neste link

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*