Casa do Brasil e UBI preparam protocolo para auxiliar estudantes estrangeiros

Representantes da Associação Luso-Brasileira Casa do Brasil e da Universidade da Beira Interior (UBI) encontraram-se nessa terça-feira, dia 7, para assinar um protocolo de colaboração entre as instituições. 

Com quase mil alunos brasileiros matriculados, a UBI é uma das entidades que mais atrai estrangeiros para a região da Covilhã e arredores. Com a finalidade de conhecer essa parte da comunidade brasileira, e firmar uma parceria com o estabelecimento de ensino, que representantes da associação Casa do Brasil se reuniram com o Vice-Reitor de Ensino, Internacionalização e Saídas profissionais da UBI João Canavilhas. 

Durante o encontro, o Presidente da Casa do Brasil, João Morgado, apresentou as propostas da associação para a integração da comunidade brasileira na região, assim como ficou a conhecer as necessidades dos estudantes estrangeiros como dificuldades em encontrar alojamento, falta de orientações sobre questões burocráticas e até adaptação de famílias brasileiras às comunidades portuguesas.

Cerca de 5 mil brasileiros na região

João Morgado, como presidente da Casa do Brasil reuniu também com o diretor do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Guarda, para avaliar a dimensão da comunidade na região. No arco interior de de Viseu a Portalegre, estão registados cerca de cinco mil emigrantes brasileiros. Juntando o distrito de Coimbra, duplica o número.

Há que acrescentar ainda os brasileiros que passam pelas universidade e politécnicos em programas de alguns meses e algumas largas dezenas de emigrantes ainda ilegais. Acácio Pereira esclareceu ainda algumas da dificuldades sentidas pela comunidade tendo em conta as contingências internacionais do Covid-19 e mostrou disponibilidade para colaborar com a associação na disponibilização de informação atualizada.

A Associação Luso-Brasileira foi criada em abril de 2020 para celebrar os 520 anos do achamento do Brasil.

Câmara de Belmonte mostra abertura para actividades

A Casa do Brasil reuniu igualmente com o presidente da Câmara de Belmonte, a quem apresentou cumprimentos e manifestou a importância cultural desta vila para a comunidade brasileira.

Ana Augusta, a presidente da Assembleia Geral, sublinhou que tudo fará para ajudar nas relações bilaterais entre Belmonte e outras entidades do Brasil. António Rocha mostrou satisfação por esta  associação ter sede no concelho e mostrou abertura para apoiar as suas iniciativas. 

Texto e imagem: Casa do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*