Saia da Rotina: curso de primeiros socorros na Serra da Estrela

Há quem diga que a melhor maneira de aprender é fazendo uma viagem: o contato com novas culturas, o exercício de um idioma diferente, a percepção de lugares históricos e de grande importância natural…enfim, os motivos são muitos. Na Serra da Estrela, além dessas possibilidades, existem outras tantas opções que unem turismo e atividades relacionadas especificamente ao aprendizado, como, por exemplo, os cursos de primeiros socorros na montanha.

“Não existe atividade com risco zero, ainda mais estando ao ar livre. Por isso, para cuidar de si e dos outros, especialmente em locais com tantas variações como a Serra da Estrela, um curso de primeiros socorros faz toda diferença”, explica Samuel Passos, instrutor de montanhismo e alpinismo.

E este é justamente o assunto do décimo e último episódio da primeira temporada da Série sobre a Serra da Estrela no canal do YouTube “Saia da Rotina”, da jornalista brasileira Caroline Patatt.

“Eu decidi fazer o curso por considerar uma maneira diferente de turismo, afinal, o ambiente é único: aulas teóricas em um chalé no ponto mais alto de Portugal Continental, aulas práticas no Covão D’Ametade – que é espetacular em qualquer época do ano. A questão é que jamais imaginei o quanto poderia me divertir e aprender coisas extremamente sérias e importantes ao mesmo tempo”, revela Caroline.

O vídeo foi feito em parceria com a empresa “Trilhos e Cumes”, da Covilhã (www.trilhosecumes.com), que oferece este tipo de ação entre várias outras. É possível conhecer um pouco acerca das maneiras de planejar uma atividade ao ar-livre, atendimentos básicos e intermediários, bem como noções de salvamento em áreas remotas.

Os dez episódios da série foram publicados todos os sábados entre nove de maio e  11 de julho de 2020 no site www.youtube.com/saiadarotina Além de mostrar as belezas da região ainda pouco explorada do país, a série visa dar mais espaço aos empreendedores locais a partir do período de desconfinamento orientado pelo governo português.

A nova temporada, com mais dicas e ações também para permitir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva irá ao ar a partir do dia primeiro de agosto, no mesmo horário (18h30 de Brasília, 22h30 de Lisboa), mas dessa vez aos domingos.

“Queremos seguir oferecendo sugestões sobre a região, mas também possibilitando que alguns públicos, às vezes pouco lembrados e assistidos, possam ter acesso a esse tipo de conteúdo”, completa a jornalista. Quem quiser fazer parte do projeto pode obter informações através do e-mail saiadarotinars@gmail.com ou da página www.brasileirosnacovilha.com.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*