Renovação do CDAM/PB4 pode ser solicitada pela internet

O Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), ou PB4 como era conhecido, agora pode ser solicitado diretamente no Portal de Serviços do Governo brasileiro na internet. Até meados de 2019, a renovação do certificado costumava ser feita pessoalmente, ou através de uma procuração, em uma das sedes do Ministério da Saúde.

Para facilitar a solicitação do certificado de pessoas que moram longe das sedes do Ministério da Saúde, o Portal de Serviços do Governo Federal passou a disponibilizar a solicitação ou renovação do CDAM/PB4 através de um formulário digital que deve ser preenchido, juntamente com o upload de cópias digitalizadas do RG, CPF, passaporte válido e comprovante de residência no Brasil.

ACESSE AQUI O PORTAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O CDAM/PB4 é um certificado oriundo de acordos previdenciários assinados pelo Brasil com Cabo Verde, Itália e Portugal, que permite que cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil possam ser atendidos na rede pública de saúde daqueles países como os cidadãos locais. 

Cabe ressaltar que o certificado deixou de ser válido para a obtenção do visto para vir a Portugal, mas ainda pode ser utilizado pelos cidadãos brasileiros, ou estrangeiros que residiam no Brasil, que já possuem o visto ou autorização de residência no país europeu.

Post atualizado em 29 de maio. Publicação original 12 de março de 2020.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

32 Comentários

  1. Bom dia! Fiz o meu pb4 e pensei que era individual e acabei não incluindo meus filhos, e agora não sei como faço para inclui Los.

  2. Boa noite, fiz o pb4 em 2021, porem acabei não viajando e não cheguei a utilizá-lo, meu passaporte a validade é 2031, preciso renovar o pb4?

  3. Oi preciso de uma ajuda , solicitei o pb4 está em análise
    Depois que fui olhar que coloquei a data de valide do meu passaporte errada , oque fazer ?

  4. Oi fiz meu Pb4 e percebi que meu nome está errado na solicitação o que devo fazer.

  5. Sou estrangeira e vivo ha muitos anos no Brasil estou em Portugal..estou tentando renovar o pb4 e o site me pede vinculo previdenciário..nao tenho nenhum..porem o site não deixa ir adiante..o que faço?

  6. Esqueci a minha senha do site e agora não consigo acessar mesmo tentando a mundança de senha, o número de celular cadastrado já não é o mesmo e estou tentando pelo aplicativo, mas a identificação facil não prosseguiu mesmo depois de concluir, não sei o que fazer.

  7. Tentei renovar meu CDAM E NÃO CONSIGO, qdo aparece solicitacao de senha, coloco e dá error single request, não consigo ir em frente.

  8. Bom dia, fiz o certificado CDAM porem nele veio a data de nascimento incorreta não sei se foi erro meu na hora do cadastro porque tem uma aba que pede os dados do solicitante ou seja quem está solicitando o cerviço e preenchi com os documentos da mãe da criança porem quando chegou o certificado veio com o nome dele correto porem local e data de nascimento veio a data que coloquei nos dados do solicitante

  9. Fiz a solicitação de renovação do PB4 ja tem 1 mês. Recebi email sobre o assunto e mais nada. Entro no site e continua na mesma em andamento. Agora estou.precisando pra poder consultar e esta essa enrolacao pra emitir

    • Bom dia, pelo que vi relatos e outros lugares, ja que tem que precisa enviar todos os documentos novamente não é renovação ao meu ver!!! No mesmo caso seria da minha esposa que meus filhos estão atrelados ao PB4 dela, mas eles já tem número de utente aqui, mas ela não, teria que “renovar” somente com os dados dela???

  10. Já moro em Portugal há quase dois anos, pois sou estudante universitária, e não tenho mais residência no Brasil. Quando tento renovar o PB4 me solicitam comprovante de residência no Brasil em meu nome. Tentei colocar comprovantes de residência dos meus pais e avós mas não foram aceitos. Como devo proceder nesse caso?

    • Você precisa acessar o Portal do Ministério da Saúde, destacado em laranja nessa publicação. Depois disso clique em iniciar e siga os passos exigidos pelo governo brasileiro para a obtenção do seu novo seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*