Dica de Saúde: gripes e Constipações, prevenção e reforço das defesas

Com o anúncio de que as temperaturas podem rondar os zero grau no próximo final de semana, é hora de começar a preparar o corpo para  a vinda dessa onda de frio.

E é nessas trocas mais bruscas de temperatura que as gripes e as constipações se apresentam com maior incidência, tendo seu pico registrado entre os meses de novembro e março, afetando milhões de pessoas todos os anos.

Os sintomas bem como a forma de atuar perante cada um não são idênticos. Assim, é necessário sabermos distinguir cada uma, bem como saber preveni-las.

A gripe tem uma duração média de 8 dias e costuma trazer consigo febre elevada (3 a 4 dias), fadiga, dor articular, dor muscular, dor de cabeça e tosse seca.

A constipação tem uma duração média de 3 a 5 dias e é acompanhada por febre (baixa se tiver), dor de garganta, congestão nasal, espirros, dor cabeça (ligeira), tosse (seca ou com expetoração) e olhos lacrimejantes, estando alguns destes sintomas relacionados com a afeção das vias respiratórias superiores.

Não menos importante é referir que as suas principais formas de transmissão são as mãos, saliva, tosse e espirros. Por isso, sempre que estiver constipado ou com gripe, evite espirrar, tossir, beijar ou apertar a mão.
Assim, é melhor prevenir do que remediar e por isso indicamos aqui algumas dicas que podem adotar no dia-a-dia para evitar o contágio.

Prevenção:

No caso da gripe, a prevenção é feita através da vacina que é atualizada anualmente devido às mutações que o vírus sofre ao longo do tempo. Esta é prescrita pelo seu médico, estando disponível de forma gratuita nos Centros de Saúde para maiores de 65 anos inscritos no Sistema Nacional de Saúde, sendo que a restante população a deverá adquirir na farmácia mediante apresentação de receita médica. 
Os grupos de risco que devem obrigatoriamente levar a vacina são os idosos com mais de 65 anos como referido anteriormente, profissionais de saúde, residentes em instituições de acolhimento, residentes em lares, grávidas, diabéticos e doentes crônicos (de origem pulmonar, cardíaca, renal ou hepática, assim como crianças com menos de 6 anos). A vacina tem provado a sua eficácia, sendo evidente a redução de quadros clínicos graves causados pelo vírus da gripe desde a sua aplicação.
Além da vacina deve também tomar suplementos à base de vitamina C, como os apresentados na imagem abaixo e que podem ser encontrados na Farmácia São João, uma vez que este é o responsável pelo reforço das defesas do organismo e da resposta do nosso sistema imunitário a agressões externas.
No caso das constipações, a prevenção é feita através suplementos de vitamina C, equinácea, zinco e selênio, uma vez que esta associação ajuda a reforçar as defesas do sistema imunitário. É frequente o uso de antipiréticos, descongestionantes, expetorantes entre outros para o tratamento dos sintomas associados.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*