sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Dica de Saúde: gripe e constipação x diversão

A coluna Dica de Saúde estreia no blog com um assunto pertinente para esta época do ano. As gripes e constipações. Uma vez por mês, um profissional da saúde utilizará este espaço para falar acerca de algo pertinente para a estação. Quem abre este espaço, é o diretor técnico da Farmácia São João, João Matias. Confira:

A Covilhã está localizada na encosta da Serra da Estrela e faz parte de uma das zonas mais frias de Portugal. Entre Novembro e Março, como acontece em todo o país, é frequente que grandes surtos de gripes e constipações surjam, sendo importante saber diferenciar as duas. 

É isso que iremos fazer para que todos possam tomar as medidas certas para o problema de saúde certo. Não menos importante é referir que as suas principais formas de transmissão são as mãos, saliva, tosse e espirros. Por isso, sempre que estiver constipado ou com gripe, evite espirrar, tossir, beijar ou apertar a mão de quem mais gosta. 

A gripe tem uma duração média de 8 dias e costuma trazer consigo febre elevada (3 a 4 dias), fadiga, dor articular, dor muscular, dor de cabeça e tosse seca. A prevenção é feita através da vacina que é atualizada anualmente devido às mutações que o vírus causador da gripe sofre ao longo do tempo. Quando prescrita pelo seu médico, esta vacina está disponível de forma gratuita nos Centros de Saúde para maiores de 65 anos inscritos no Sistema Nacional de Saúde, sendo que a restante população a deverá adquirir na farmácia. 

Os grupos de risco que devem obrigatoriamente levar a vacinação os idosos com mais de 65 anos como referido anteriormente, profissionais de saúde, residentes em instituições de acolhimento, residentes em lares, grávidas, diabéticos e doentes crônicos (de origem pulmonar, cardíaca, renal ou hepática, assim como crianças com menos de 6 anos). A vacina tem provado a sua eficácia, sendo evidente a redução de quadros clínicos graves causados pelo vírus da gripe desde a sua aplicação.

Já a constipação tem uma duração média de 3 a 5 dias e é acompanhada por febre (baixa se tiver), dor de garganta, congestão nasal, espirros, dor de cabeça (ligeira), tosse (seca ou com expetoração) e olhos lacrimejantes, estando alguns destes sintomas relacionados com a afeção das vias respiratórias superiores. A prevenção é feita através suplementação de vitamina C e outras substâncias que reforçam o sistema imunitário, sendo frequente o uso de antipiréticos, descongestionantes, expetorantes entre outros para o tratamento dos sintomas associados.

Apesar de tanto a gripe e constipação serem a razão de dias de desconforto e inatividade, gestos simples como proteger-se do frio, espirrar para o braço e não para a mão, desinfetar as mãos frequentemente, ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, beber muita água e levar a vacina anualmente, podem fazer com este problema não afete o seu dia a dia. Caso estas medidas falhem e a gripe ou constipação o(a) agarrem, visite-nos em Farmácia São João.

A Farmácia São João está localizada na rua Marquês de Ávila e Bolama, 342. Atende de segunda a sexta-feira, das 9hs às 20hs e nos sábados das 9hs às 13hs. O telefone para contato é o 275 323 699.

João Matias
Diretor Técnico da Farmácia São João

Nenhum comentário:

Postar um comentário