Universidade da Beira Interior cria programa para acolher pesquisadores internacionais

Receber pesquisadores dos mais variados países do mundo, proporcionar um intercâmbio de conhecimento e, assim, impulsionar ainda mais o nome da Universidade da Beira Interior pelos centros de pesquisa internacionais é a proposta do novo projeto da instituição beirã. 
O programa de Residências Científicas Internacionais (PRCI) á está em vigor e destina-se a aumentar a qualidade da investigação da academia, criando, como refere o próprio regulamento do programa, um ambiente de investigação cosmopolita que define a UBI como do Mundo e para o Mundo
Com muitos pedidos para doutorados sanduíche, pesquisas de pós-doutorados, troca de conhecimentos e compartilhamento de dados é que a Universidade da Beira Interior colocou em prática regras que vão facilitar todo o processo de investigadores que escolham a UBI para um período de estudos. O programa foi dividido em três escalões, para facilitar a troca de documentos e a inserção dos novos pesquisadores aos projetos de pesquisa desenvolvidos na casa. São eles:
Visiting Academic: professores ou investigadores, com doutorado há pelo menos sete anos e que já realizam algum trabalho em parceria com professores ou laboratórios da instituição;

Visiting Scholar: para professores doutores ou investigadores com doutorado que pretendam desenvolver trabalho em colaboração com um Professor Investigador da UBI; 

Visiting Researcher: estudante de Doutorado, recém-doutorado ou que queira desenvolver uma pesquisa de Pós-doutorado colaborativa com um Professor Investigador da UBI. 

Dentre as regras estabelecidas pelo programa, está a possibilidade do pesquisador realizar conferências e workshops de entrada livre nas dependências da Universidade, para que possa obter dados e aumentar o alcance de suas pesquisas. O período da investigação deve ser de, pelo menos, um mês e no máximo 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período a partir de uma resubmissão de proposta para continuar no programa. 
Para ser acolhido pelo projeto, o novo investigador deve ser convidado por um professor ou investigador da UBI, a partir do envio de uma carta-convite ou poderá solicitar a participação mediante envio de uma carta ou e-mail formal ao responsável do Departamento a pedir o acolhimento. Nesse caso, ser-lhe-á atribuído um Professor Coordenador, da sua área de pesquisa, que fará o contato para o envio da carta-convite. Os investigadores aprovados terão prioridade no acesso ao alojamento em residências dos SASUBI.
Confira aqui, o regulamento completo do PRCI.


Fonte: Universidade da Beira Interior
Foto: Fábio Giacomelli/Brasileiros na Covilhã

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*