Visto para procura de trabalho é aprovado e tem regras definidas

A Lei nº 18/2022, publicada no Diário da República de Portugal, em 25 de agosto de 2022, referencia a aprovação da nova modalidade de Visto para procura de trabalho. No artigo 52 da referida Lei, estão dispostos as obrigações necessárias que o solicitante desta modalidade de Visto precisa cumprir.

  • Não tenha sido sujeito a medida de afastamento ou interdição de entrada em Portugal;
  • Não possua uma proibição de entrada e de permanência por qualquer Estado membro da UE;
  • Não apresente “riscos de segurança” ao país ou seja condenado a alguma pena que em Portugal é classificada como superior a um ano de reclusão.
  • Possua título de transporte que assegure o regresso em caso de insucesso na busca de trabalho ao fim dos 180 dias máximos de autorização;
  • Possuir Seguro de Viagem com cobertura mínima pelos 180 dias;
  • Comprovar que possuí meio financeiros que alcancem 03 salários mínimos nacionais (2115 euros) ou apresentar cidadão português ou estrangeiro que se comprometa com os custos durante o período;

Todos os cidadãos estrangeiros que se encaixem nas regras acima, podem solicitar o Visto para procura de Trabalho em seu país de origem para entrar em Portugal. Entretanto, tal tipologia é válida apenas para empregos celebrados com Contrato de Trabalho com empresas portuguesas e não é válido para trabalho como autônomo.

Assim que estiver de posse do Contrato de Trabalho, o cidadão portador desta tipologia de Visto deve procurar uma Delegacia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para apresentar toda a documentação obrigatória para expedição da Autorização de Residência (AR).

Esta tipologia de Visto não contempla o Agregado Familiar, trata-se de uma autorização individual e, se ao fim do prazo, o cidadão estrangeiro não conseguir emprego formal, precisa retornar ao seu país de origem e uma nova solicitação nestes moldes só pode ser realizada um ano após o regresso.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*