Reforma do Teatro Municipal da Covilhã está concluída e portas reabrem em outubro

O Teatro, uma das artes performáticas mais antigas do mundo, agora possui um espaço moderno e mais tecnológico na Covilhã. Inaugurado em 1924 junto à Câmara Municipal, o então Teatro Covilhanense sofreu diversas modificações. Nos anos 1940, por exemplo, toda a praça do município passava por melhorias, o que levou a necessidade da adequação do teatro de forma harmoniosa aos demais edifícios do local.

Após nove anos desde o início da reforma, foi reinaugurado em 1954, sob o nome de Teatro-Cine da Covilhã, com sua monumental tapeçaria que fica lado da escada de acesso à sala. De autoria de José Tavares, a tapeçaria que enfeita o hall de entrada do edifício até os dias de hoje, simboliza a arte do cinema, da música e do teatro.

Teatro-Cine da Covilhã nos anos 1950/1960.

Décadas após a sua última reforma, o prédio encerrou as portas há três anos para realização de uma série de melhorias e adaptações necessárias e solicitadas pelas companhias que ali se apresentam. Com a abertura oficial marcada para o mês de outubro, o agora Teatro Municipal da Covilhã (TMC) teve um investimento de 5 milhões de euros na sua reestruturação.

TMC antes do início das reformas.

De acordo com o engenheiro responsável pelas obras, Jorge Vieira, houve uma espécie de consultoria junto às companhias de teatro da região, que apontaram para melhorias necessárias na climatização do edifício, estrutura dos camarins, iluminação, sonorização e o aumento do palco principal em dois metros.

Já o diretor do TMC, Rui Sena, ressalta que muitos espaços do prédio que estavam em desuso, também passaram por remodelações e, agora, todos os ambientes são aproveitados de alguma maneira. O diretor destaca, principalmente, o Centro de Incubação e Apoio a Indústrias Culturais e Criativas, um espaço de criação para as companhias que conta com uma residência artística, sala de reuniões, bar e espaços multiusos.

Antes da abertura oficial, marcada inicialmente para outubro, a Câmara Municipal da Covilhã disponibiliza visitas guiadas gratuitas pela edifício do teatro de terça-feira à sábado, às 15h, mediante agendamento pelo e-mail cultura@cm-covilha.pt com indicação de nome, contato telefônico e data pretendida para a visita.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*