Gil in Concert: Castelo Branco recebe um dos shows da nova turnê de Gilberto Gil

O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, será palco, no dia 31 de outubro, de uma das apresentações de Gilberto Gil em Portugal. A nova turnê europeia do cantor começa no dia 30 de setembro, em Dijon, na França e encerra em 07 de novembro em Santarém. Durante esse período, além de Portugal, que terá cinco apresentações (Vila Real, Castelo Branco, Lisboa, Braga e Santarém), o músico ainda vai passar com a Tour Gil in Concert pela Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Suécia, Áustria e Hungria. Em algumas dessas apresentações, onde se inclui Castelo Branco, Gil terá, como convidada, a cantora Adriana Calcanhoto.

Os ingressos serão colocados à venda no dia 28 de setembro, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cine-Teatro e também pelo site da Ticketline e custam 30 euros. A apresentação em Castelo Branco é gerida pelo Cultura Vibra, um projeto da Câmara Municipal daquele município que tem por intuito valorizar apresentações musicais, teatrais, danças, exposições, cinema e outras artes. A lotação máxima do evento será a partir do que estipulam as regras e orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor na data da apresentação.

Um pouco sobre a história de Gilberto Gil

Começou a carreira na década de 1950, mas ainda longe do violão. Naquela época, o instrumento preferido de Gil era o acordeon, inspirado pelas músicas de Luiz Gonzaga. A troca de instrumento para o grande companheiro de carreira se dá sob influência de outros dois grandes nomes da música brasileira: João Gilberto e Dorival Caymmi. Em 1963 conhece Caetano Veloso e a partir daí inicia o movimento da Tropicália, que logo ganha outros adeptos de elevado padrão musical como Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão entre outros.

“Eu soube que a música era minha linguagem, mesmo. Que a música ia me levar a conhecer o mundo, ia me levar a outras terras. Por que eu achava que tinha a música da terra e a música do céu.”

Gilberto Gil

Em 2002 foi nomeado para o cargo de Ministro da Cultura, onde desenha e implementa novas políticas que vão desde a criação dos Pontos de Cultura até a presença protagonística do Brasil em Fóruns, Seminários e Conferências Culturais pelo mundo. No último ano, durante o período da Pandemia, Gilberto Gil fez diversas participações em eventos online e lives próprias e, agora, pode voltar aos palcos começando por essa grande turnê europeia.

Serviço:

Tour Gil in Concert

31 de outubro de 2021, 21:30hs

Ingressos a partir de 28 de setembro e custam 30 euros

Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, Av. Gen. Humberto Delgado 99

Informações e Imagem: Assessoria de Gilberto Gil e Cultura Vibra

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*