Alunos da Universidade da Beira Interior desenvolvem projeto de respirador

Desenvolvido com materiais simples, projeto possui um custo de apenas 320 euros e pode ser operado com bateria de telefones celulares por até 4 horas

Compreender a situação da sociedade atual, aproveitar os conhecimentos obtidos e, com a estrutura física de uma Universidade, contribuir para melhora das comunidades em que estão inseridos deve ser o princípio que move uma instituição acadêmica. Todos esses conceitos são seguidos a risca por alunos, professores e direção da Universidade da Beira Interior.

O reflexo disso está na produção de um projeto de respirador de baixo custo que quer contribuir com países menos desenvolvidos a partir de um financiamento coletivo online para a produção de 500 unidades que serão destinadas zonas interiores da União Europeia, África e América Latina.

Enquanto a gama mais conhecida de respiradores – que é utilizada na maior parte dos países – demandam infraestruturas relativamente complexas e com custo que se aproxima dos 20 mil euros o SALUS, projeto desenvolvido por alunos da Universidade da Beira Interior se apresenta como uma excelente alternativa. Construído com materiais simples, robustos e baratos, como por exemplo painéis de policarbonato e controladores de fluxo, possui um custo de 320 euros (menos de 2% do custo dos tradicionais respiradores) e pode ser operado com bateria de telefones móveis por até 4 horas.

E para atingir o objetivo de tornar o projeto em realidade, o grupo formado pelos estudantes brasileiros Felippe da Silva, Fernanda de Oliveira, Johann Tinoco, Kayque Gabriel Suzana, Lucas Barbosa e Lyandra Victoria de Almeida precisam da contribuição de todos. Através deste link é possível fazer uma doação e tornar-se parte deste projeto que busca recursos para contribuir com os países que mais precisam de ajuda.

O projeto é supervisionado pelos professores António Eduardo Vitória do Espirito Santo, Miguel Castelo Branco Craveiro de Sousa e João Canavilhas e conta com o apoio da Universidade da Beira Interior. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do projeto ou pelo e-mail respirators.for.life.eu@gmail.com

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*