
A Comissão para a Igualdade é um órgão consultivo da Universidade da Beira Interior que tem como objetivo promover e garantir a igualdade de oportunidades, nas atividades laborais, de ensino e de investigação, no domínio das políticas. E seguindo essa diretriz é que organizam nos dias 09 e 10 de março, atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
A primeira atividade tem início na segunda-feira, dia 09, quando inaugura-se na FCSH o Estendal Temático Itinerante com o tema Mulheres: histórias e lutas. O estendal apresentará cartazes com mulheres que se destacaram nas diversas áreas, bem como dados sobre a violência de género e o próprio questionamento identitário que muitas atravessam e percorrerá as diversas faculdades da UBI. A atividade contou com a colaboração da Pós-doutoranda Josilene Aires, da Doutoranda Lilian Barros, do Doutorando e colaborador da Comissão para a Igualdade, Alfredo Taunay, e das mestrandas Mônica Santos e Maria Verônica Aragão.
Durante a apresentação do Estendal Temático, a turma de terceiro ano do curso de Ciências da Cultura irá realizar uma apresentação inspirada nos cartazes em exposição.
Outra atividade em destaque será a Porto Femme Sessions UBI, uma sessão de curtas-metragens realizada em parceria com o Porto Femme International Film Festival e que acontecerá no dia 10 de março, às 18:15, no Auditório da Biblioteca Central. Serão quatro filmes onde a temática central envolve a mulher. Ao fim da exibição, haverá um debate entre os presentes e as professoras Catarina Sales e Ana Catarina Pereira, membros da Comissão para a Igualdade da UBI, e Melanie Pereira, da XX Element, associação cultural que organiza o Porto Femme.
Para encerrar as atividades, a Faculdade de Artes e Letras da UBI vai receber uma aula aberta de Filosofia do Cinema, moderada pela docente Ana Catarina Pereira, com a presença da cineasta e pesquisadora Karla Holanda, organizadora da obra Mulheres de Cinema. O encontro será no dia 13 de março, às 14h, na sala 2.4.
Deixe uma resposta