Da rede para o auditório: a primeira sessão de esclarecimentos do Blog

O dia 5 de março de 2020 vai ficar marcado na história do blog Brasileiros na Covilhã. Foi nesse dia que organizamos a primeira Sessão de Esclarecimentos à comunidade brasileira da cidade. Saímos (por algumas horas) da rede e apresentamos um conjunto de oradores para falar sobre as dúvidas mais frequentes encaminhadas para nossos contatos.

O local escolhido foi o Anfiteatro da Mutualista Covilhanense que, para além do apoio para a realização deste evento tornou-se uma parceira oficial do Brasileiros na Covilhã para área de saúde. Na abertura da sessão, Tâmela Grafolin, pelo Brasileiros na Covilhã e João Margado, presidente da Assembléia da Mutualista, assinaram um acordo de cooperação institucional.

O evento contou com três partes. Na primeira, os oradores convidados falaram sobre questões fulcrais quando se escolhe migrar para outro país.

João Matias, farmacêutico da Mutualista Covilhanense, apresentou todos os serviços de saúde da casa e também um plano de benefícios para os cidadãos brasileiros que queiram tornar-se sócios da entidade. Esses serviços incluem médico de família com consultas a 1 euro e descontos na Farmácia da Mutualista, em especialidades médicas e numa ampla rede de parceiros privados. O valor mensal de associação é de 1,50 euro por pessoa acima dos 18 anos sendo que, os brasileiros estudantes da Universidade da Beira Interior ou menores de 18 anos pagam apenas 0,10€/mês. Para formalizar a associação, basta dirigir-se até a Mutualista munido de Número de Contribuinte (NIF), Número de Utente (SNS) e Autorização de residência. A formalização do contrato tem uma taxa de 2 euros.

A segunda conferência foi do Alto Comissariado para as Migrações e esteve a cargo de Susana Oliveira, que apresentou todas as frentes que o ACM atua perante a comunidade migrante e como cada serviço que prestam pode auxiliar na questão de legalização em Portugal. Apresentou, ainda, a Linha de Apoio ao Migrante, que funciona de segunda a sexta, das 09hs às 19hs (808 257 257 – rede fixa – e 218 106 191 – rede móvel) onde os cidadãos oriundos de outros países podem sanar dúvidas específicas. Quando trouxe a especificidade para o atendimento local, reforçou que nas cidades do Fundão e da Guarda há um posto avançado do CLAIM (Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes) que podem fazer atendimentos presenciais para os brasileiros da Covilhã e auxiliá-los a resolver questões que envolvem a legalização, permanência e trabalho em Portugal.

João Matias, da Mutualista Covilhanense e Susana Oliveira, do Alto Comissariado para as Migrações

O terceiro orador foi João Canavilhas, vice-reitor de Internacionalização da Universidade da Beira Interior que salientou a crescente de estrangeiros na instituição desde que se intensificaram os trabalhos com o intuito de buscar estrangeiros, sobretudo no Brasil, para ocupar vagas nos três ciclos da instituição. Dos oito mil alunos da UBI, hoje, aproximadamente 20% são estrangeiros e, destes, quase metade brasileiros. Canavilhas falou que a instituição está, cada vez mais preparada para receber quem vem do Brasil e acordos com instituições ecolares e universitárias reforçam isso.

O quarto orador e que encerrou a primeira parte da Sessão foi João Sá Pinho, diretor da escola Conservatório de Música da Covilhã que abordou um tema muito importante: a adaptação escolar das crianças em outro país. Sá Pinho falou que trocar um lugar pelo outro já é difícil e que trocar de país torna a situação da criança ainda mais complicada e, por isso, apresentou todo o modelo de atuação da escola afim de particularizar o atendimento às crianças e, dessa forma, fazer com que sua adaptação a nova escola, colegas e professores aconteça da melhor forma possível.

João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior e João Sá Pinho, da Escola Conservatório de Música da Covilhã

No segundo momento do evento, fizemos um reconhecimento às pessoas que foram importantes na caminhada dos cinco anos do Blog. As pessoas que colaboraram direta e indiretamente para o crescimento dos acessos e consumo de conteúdos foram destacadas com um troféu de reconhecimento.

O terceiro e último momento foi o Café de Integração, onde os participantes puderam aproveitar uma mesa com produtos brasileiros e portugueses e trocar informações, ideiais e tirar dúvidas com outros brasileiros e também com os conferencistas.

Por fim, nos resta agradecer a todas os apoiadores e pessoas que se deslocaram – e encheram – o Auditório da Mutualista e dizer que essa foi só a primeira sessão.

Sobre brasileirosnacovilha 213 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

3 Comentários

  1. Parabéns, parabéns mesmo, pela vontade de esclarecimento a tantas pessoas. Vocês se empenham, buscam informações, se dedicam de corpo e alma simplesmente para ajudar. Parabéns, parabéns e parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*