Dica de Saúde: gripes e constipações

Uma inesperada mudança nas temperaturas chegou a região da Covilhã. Os dias de sol, calor e temperatura que rondavam os 30 graus, começam a dar lugar, nos próximos dias, a temperaturas mais baixas, com possibilidade de chuvas. Então vale ficar atento para não pegar uma gripe ou constipação. 
Caso isso venha a acontecer, você conta com a ajuda dos nossos parceiros da Farmácia São João que explicam a diferença e alertam para que todos possam tomar as medidas adequadas para o seu problema de saúde.

Não menos importante é referir que as suas principais formas de transmissão são as mãos, saliva, tosse e espirros. Por isso, sempre que estiver constipado ou com gripe, evite espirrar, tossir, beijar ou apertar a mão de quem mais gosta. 

A gripe tem uma duração média de 8 dias e costuma trazer consigo febre elevada (3 a 4 dias), fadiga, dor articular, dor muscular, dor de cabeça e tosse seca. A prevenção é feita através da vacina que é atualizada anualmente devido às mutações que o vírus causador da gripe sofre ao longo do tempo. Quando prescrita pelo seu médico, esta vacina está disponível de forma gratuita nos Centros de Saúde para maiores de 65 anos inscritos no Sistema Nacional de Saúde, sendo que a restante população a deverá adquirir na farmácia. 
Os grupos de risco que devem obrigatoriamente levar a vacina são os idosos -como referido anteriormente-, profissionais de saúde, residentes em instituições de acolhimento, grávidas, diabéticos e doentes crônicos (de origem pulmonar, cardíaca, renal ou hepática, assim como crianças com menos de 6 anos). A vacina tem provado a sua eficácia, sendo evidente a redução de quadros clínicos graves causados pelo vírus da gripe desde a sua aplicação.
Já a constipação tem uma duração média de 3 a 5 dias e é acompanhada por febre (baixa, se tiver), dor de garganta, congestão nasal, espirros, dor de cabeça (ligeira), tosse (seca ou com expetoração) e olhos lacrimejantes, estando alguns destes sintomas relacionados com a afeção das vias respiratórias superiores. A prevenção é feita através suplementação de vitamina C e outras substâncias que reforçam o sistema imunológico, sendo frequente o uso de antipiréticos, descongestionantes, expectorantes entre outros para o tratamento dos sintomas associados.
Apesar de tanto a gripe e constipação serem a razão de dias de desconforto e inatividade, gestos simples como proteger-se do frio, espirrar para o braço e não para a mão, desinfetar as mãos frequentemente, ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, beber muita água e levar a vacina anualmente, podem fazer com este problema não afete o seu dia a dia. Caso estas medidas falhem e a gripe ou constipação o(a) agarrem, visite-nos em Farmácia São João.
A Farmácia São João está localizada na rua Marquês de Ávila e Bolama, 342. Atende de segunda a sexta-feira, das 9hs às 20hs e nos sábados das 9hs às 13hs. O telefone para contato é o 275 323 699.
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*