Ano letivo da UBI tem abertura solene com cortejo acadêmico

O reitor da UBI, António Fidalgo, falou sobre as projeções para
o próximo ano da UBI. Foto: Tâmela Grafolin

Por mais um ano a UBI cumpre com suas tradições e realizou um cortejo acadêmico, com professores da instituição saindo da Capela de São Martinho até o Auditório das Sessões Solenes, no polo principal da Universidade. No trajeto, os professores são saudados pelos alunos, que colocam as capas de suas vestes acadêmicas para que estes passem junto, numa espécie de repasse de conhecimento.

Mais tarde, no auditório, o reitor da Universidade, professor António Fidalgo falou das projeções acadêmicas para os próximos anos, da importância das parcerias que a UBI tem feito com outros países afim de captar alunos estrangeiros para a instituição e de sua preocupação com a queda no número de inscritos a cada ano. Mesmo assim, lembrou que a instituição conseguiu preencher quase todas as vagas que foram ofertadas.

Lembrou que os brasileiros são a maior comunidade estrangeira na Universidade, com quase 200 alunos e que as parcerias estão indo além das graduações e pós-graduações. “Em novembro, vamos receber, por alguns dias, alunos do colégio João Paulo II, de Porto Alegre, para que eles conheçam nossas instalações e possam escolher a UBI num futuro próximo”, salientou Fidalgo.

Depois do reitor, falaram a presidente da Associação Acadêmica da UBI, Francisca Castelo Branco e também o Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia, Prof. Doutor Jorge Manuel Martins Barata, que proferiu uma oração de sapiência subordinada ao tema “A ciência e a engenharia na evolução da humanidade: o caso da aeronave de VSTOL”.

Finalizando a programação da abertura solene, foi a vez do Presidente do Conselho Geral da UBI falar sobre os trabalhos que a universidade tem realizado, que resultaram em grandes conquistas em concursos nacionais e parabenizar a equipe reitoral pelo trabalho no ano anterior, desejando que mais coisas boas aconteçam para a Universidade da Beira Interior neste ano que se inicia.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*