Dúvidas frequentes: candidaturas aos cursos da Universidade da Beira Interior

A cada novo ano letivo, vagas em todos os ciclos são colocadas à concorrência pública na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.   

Dessa forma, esta publicação tem o intuito de reunir respostas das dúvidas frequentes relacionadas a essas candidaturas enviadas  através da nossa página no Facebook.   Para além disso, nesta página, você encontra uma relação com outras dúvidas frequentes que podem auxiliá-lo desde a pré-viagem até a chegada na Covilhã. Se a sua questão não estiver respondida abaixo, você pode encaminhá-la por mensagem, no Facebook, ou pelo e-mail contato@brasileirosnacovilha.com.  

Graduação e Mestrados Integrados | 1º ciclo

Prazo de candidaturas – 2ª fase: De 01 de abril até 24 de julho de 2020

Início das aulas: Segunda quinzena de setembro de 2020

Valor da candidatura: 30 euros, pagável por PayPal (Clique aqui e veja como enviar, via PayPal, um pagamento à Universidade da Beira Interior)

Valor da anuidade: 3000 euros para alunos oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)

Documentação obrigatória: Passaporte ou Identidade, Comprovante de conclusão do Ensino Médio com a Apostila de Haia e printscreen em pdf do boletim do ENEM.  

Curso de Medicina: Por decisão governamental, o curso de Medicina não tem oferta de vagas para estudantes internacionais.

Mestrados Integrados: Cursos onde o candidato, ao fim de todo período letivo, sai com o grau de Mestre. São cursos mais longos e que demandam que um trabalho tipo Dissertação seja realizado como conclusão (Arquitetura, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Civil).

Confira aqui, a lista de cursos disponíveis, as provas do ENEM que serão avaliadas na candidatura, uma calculadora para simular se sua nota do ENEM é compatível com a média do curso escolhido e o número de vagas disponíveis.

Bolsas de Incentivo: Serão distribuídas na segunda chamada Bolsas de Incentivo que não tenham sido atribuídas na primeira chamada. A bolsa reduz a propina de 3 mil euros para 871,52 euros anuais. Confira na imagem abaixo os cursos que ainda dispõe de bolsas e a quantidade oferecida em cada um deles.

Mestrados | 2º ciclo   Prazo de candidaturas – 2ª fase: De 26 de maio a 03 de julho de 2020

Início das aulas: segunda quinzena de setembro de 2020

Valor da candidatura: 15 euros, pagável por PayPal. (Clique aqui e veja como enviar, via PayPal, um pagamento à Universidade da Beira Interior)

Valor da matrícula: 25 euros + antecipação de 20% do valor da anuidade (240 euros) pagável, também, por PayPal

Valor da anuidade: 1200 euros para alunos oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)

Documentação obrigatória: Passaporte ou Identidade, Curriculum Vitae na Plataforma Europass ou Lattes, Diploma e Histórico da Graduação com a média final, ambos com a Apostila de Haia (para efeitos de candidatura, será aceito documentação com firma reconhecida em cartório).
Confira aqui, os cursos de mestrado disponíveis na Universidade da Beira Interior. 

Doutorados | 3º ciclo   Prazo de candidaturas – 2ª fase: De 26 de maio a 03 de julho de 2020

Início das aulas: segunda quinzena de setembro de 2020

Valor da candidatura: 15 euros, pagável por PayPal. (Clique aqui e veja como enviar, via PayPal, um pagamento à Universidade da Beira Interior) Valor da anuidade: 1600 euros para os cursos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras e 2000 euros para os cursos das áreas das Ciências, Engenharias e Ciências da Saúde

Documentação obrigatória: Passaporte ou Identidade, Curriculum Vitae na Plataforma Europass ou Lattes, Diploma e Histórico do Mestrado com a média final, ambos com a Apostila de Haia. (para efeitos de candidatura, será aceito documentação com firma reconhecida em cartório).

Confira aqui, os cursos de doutorado disponíveis na Universidade da Beira Interior.

Dúvidas gerais:

Apostila de Haia: Uma dessas principais dúvidas, e que está relacionada com todos os ciclos de candidatura, fala sobre a obrigatoriedade de alguns documentos serem apostilhados com a Apostila de Haia. Desde o ano passado o Brasil aderiu a convenção e essa é a forma mais simples de reconhecer um documento em outro país que também faça parte da convenção. Você pode saber mais sobre a convenção e consultar o cartório mais próximo de sua casa que coloque a Apostila de Haia, neste link.

Ano Letivo: Diferente do Brasil, em Portugal o ano letivo começa em setembro. As aulas seguem até junho, com uma pausa no final do ano, férias de inverno na primeira quinzena de fevereiro e as tradicionais férias de verão em julho e agosto. O ano letivo 2020/2021 começa em 14 de setembro de 2020.

Nomenclaturas na candidatura: O Código Postal é o que chamamos de CEP no Brasil. O Número de Identificação Fiscal/VAT Number tem a mesma função do nosso CPF. Então, em país, escolha Brasil e, onde precisa por o número, preencha com seu CPF.  BI/CC é o nosso documento de identidade.

Aqui neste link você pode ver um Guia para Estudantes Brasileiros, preparado pela Embaixada do Brasil em Portugal.

Conheça um pouco mais da UBI e da Covilhã no vídeo promocional da instituição:

Sobre brasileirosnacovilha 204 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

93 Comentários

  1. Olá, boa tarde. Tenho a seguinte dúvida: no caso de ser aprovado no mestrado, tenho que ir mesmo na data estipulada no edital para a matrícula, ou há um meio especial para estrangeiros? Porque, pelo que vi, a matrícula costuma ocorrer em junho e as aulas começam apenas em setembro, então eu teria que ir a Portugal apenas para realizar tal matrícula.

    Desde já, agradeço.

  2. Olá Elmir! A matrícula é online. Você, ao ser aprovado, vai fazer sua matrícula no sistema da UBI, pagar a taxa de matrícula + antecipação de 20% do valor da anuidade via PayPal para garantir a vaga e só viria para Portugal para frequentar as aulas. Antes da primeira aula, porém, deves entregar toda documentação utilizada na candidatura, nos Serviços Acadêmicos da Universidade.

  3. Boa tarde!Qual é a diferença de inscrição nesse terceiro ciclo? Seria a matricula das vagas que sobraram? Por exemplo, tem alguma chance de todas as vagas já terem sido preenchidas e nem abrir para o curso? O curso que tenho interesse é gestão. Agradeço desde já!

  4. Bom dia! Tenho uma dúvida, as inscrições abrem novamente para o 2º semestre, assim como funciona no Brasil? O início desse ano letivo já está muito próximo, mas seria muito tempo até Setembro de 2018. Há a possibilidade de ingressar em outro momento? Obrigada! 🙂

  5. Boa noite! Percebi que o resultado da 2ª fase sai no dia 07 de setembro. Para adquirir o passaporte é necessário uma carta de aceitação da faculdade. Levando em consideração que as aulas começam dia 18 de setembro, não vejo tempo hábil para conseguir o visto antes de iniciar as aulas. A faculdade não pensou nisso? Obrigado desde já.

  6. Existe uma primeira fase, que é mais voltada para alunos internacionais, que decorre entre Março e Junho, oferecendo todo tempo necessário para que os processos burocráticos sejam executados. A partir da segunda fase começa o preenchimento gradual de vagas. Mesmo assim, não há impedimentos de você chegar 20 dias depois do início das aulas. A Universidade é compreensível com isso.

  7. Olá boa noite, eu me formei agora em junho e no ato da inscrição eles pedem diploma e certificado. O certificado com as minhas matérias, notas, etc eu consigo tirar mas o meu diploma demorará para ficar pronto. O que você acha que posso fazer nessa situação?

  8. Olá, Luis! Você, após conseguir o visto de estudante, pode trazer sua família com você. Eles podem conseguir visto como Agregado Familiar. Até onde sabemos, não há dificuldades para seu filho estudar em uma escola portuguesa, mas alertamos que aqui até as escola públicas são pagas.
    Att

  9. Olá!
    Você pode solicitar junto a sua universidade uma carta, ou outro tipo de documento, que comprove o término do curso. É importante que o documento seja feito no papel timbrado da sua universidade, com assinatura do responsável (Coordenador, Diretor, Reitor, etc.) e com a Apostila de Haia comprovando a autenticidade do documento. No entanto, é importante que apresente o Diploma nos Serviços Acadêmicos da UBI assim que o tiver em mãos.
    Att

  10. Olá, gostaria de saber se depois de matriculado, se é possivel trabalhar para se manter, tendo em vista que a graduação dura 3 anos, e nesse periodo é dificil se manter sem nenhuma renda? eu sou casado e nesse caso levaria minha esposa comigo, ouvi falar que ela poderia trabalhar normalmente, e eu poderia se pedir uma autorização no SEF, poderia me confirmar?

  11. Olá, Maik. É isso mesmo, o visto da sua esposa como familiar permite que ela trabalhe. Já o seu como estudante não permite, mas você pode pedir autorização de trabalho no SEF. Para isso precisa ter uma proposta de emprego definida ou com contrato de trabalho.

  12. Para me candidatar eu preciso ter o resultado do enem? Se eu fizer o enem em novembro desse ano, só posso me candidatar para entrar em setembro/2018? Outra dúvida, se tiver como turista em Portugal, e receber a carta de aprovação da faculdade, consigo fazer o visto de estudante em Portugal mesmo, ou preciso voltar ao Brasil para fazer isso?

  13. Olá, Ju! Em dezembro há uma 4º fase de candidaturas que você pode se inscrever e começar as aulas já em fevereiro. Sobre o visto, ele deve ser feito no Brasil. Pois chegar em Portugal como turista e depois tentar permanecer como estudante pode levantar uma série de problemas e custos. Dessa forma, você pode acabar tendo de retornar ao Brasil para solicitar o visto.

  14. Olá, boa noite!
    Penso em me candidatar a uma vaga de mestrado, mas minha intenção é trabalhar legalmente em Covilha. Gostaria de saber sobre a oferta de vagas p trabalho. Minha área é direito, mas estou disposta em trabalhar em área administrativa ou comércio.

  15. Boa tarde,

    Obrigado pelo blog, é bastante útil para nós brasileiros conheceremos melhor a Universidade.

    Uma dúvida : Pelo que sei, a anuidade dos Mestrados Integrados custa 3000 euros para brasileiros.Porém, nesse post consta que a matrícula exige 20% de pagamento antecipado da anuidade, e fala que são 240 euros.Desta forma, a anuidade seria de 1200 euros, e não 3000.

    Qual o valor correto , 3000 ou 1200 ?

    Obrigado.

  16. Olá Ivan! Tudo bem? Mestrados e Mestrados Integrados são diferentes. Os Mestrados Integrados tem o mesmo valor e formato de ingresso e pagamentos que as licenciaturas. O valor é 5 mil euros anuais, porém cidadãos originários de países da CPLP como o Brasil, se beneficiam de um desconto imediato de 40% nas licenciaturas e mestrados integrados, passando a pagar 3 mil euros anuais.

  17. Bom dia! Acabo de ser aceita no doutoramento da UBI. Tenho um filho de 4 anos, e iria com ele em janeiro. Gostaria de saber se o sistema educacional recebe crianças nesse período e se há boas escolas públicas na redondeza da UBI.
    claro que também gostaria de informações sobre valores de moradia, e média de custos mensais para um adulto e uma criança.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  18. Olá Lucyana! Parabéns pela aprovação.
    As escolas são pagas, como você já mesmo mencionou no comentário abaixo. Eu não saberia te dizer uma média de preços, infelizmente 🙁
    As moradias de 1 quarto variam de 250 euros/mês, mais contas até 400 euros/mês. Gastos adicionais seriam com alimentação, transporte e universidade, consoante as escolhas pessoais.

  19. Boa noite, gostaria de saber se a nota do Enem de anos anteriores serve para a candidatura e se é fácil a transferência (já faço curso superior no Brasil) mas também tenho as notas do Enem. Forte abraço

  20. Amei a página de voces, sempre muito atentos e esclarecedores, muito atenciosos, com informações precisas e detalhadas. Há algum tempo que venho pesquisando tudo sobre fazer mestrado em Portugal e percebo que tanto a página da universidade como essa de voces, são muito objetivas e com informações que precisamos e quase ninguém se dispõe a dar. Parabéns!

  21. Amei a página de vocês! Objetiva, detalhada, com informações importantes e muito atenciosos , tirando todas as dúvidas que nos rondam ao pensarmos em fazer uma grande mudança em nossas vidas. Parabéns!

  22. Bom Dia.

    Fui selecionado para fazer mestrado na Covilhã.

    Fiz matricula virtualmente e todo o resto do procedimento e estou tentando agilizar a documentação aqui pelo Brasil.

    Tenho, entretanto, algumas duvidas.
    O pagamento dos 25 euros + 20%, como posso fazer via paypal, se ele só ta me apresentando a possibilidade de fazer pelo Multi Banco?

    1 Fotografia (tipo passe para processo individual) é o equivalente à famosa 3×4 brasileira?

  23. Olá!
    Tenho interesse em estudar na UBI e vi que as inscrições são de dezembro a janeiro. Mas, pelo que eu achava, as aulas só começavam em setembro. Tem alguns cursos que começam antes, por exemplo, em fevereiro ou março? Ou só é em setembro mesmo, e tem esse tempo todo de espera só pra dar um tempo do estudante se organizar com documentação, moradia, etc?
    Obrigada! E eu amei o blog de vocês, está sendo muito útil!

  24. Olá! Parabéns pelo Blog!
    Gostaria de fazer algumas perguntas:
    1- Sou bacharel em Sociologia e vi no site da universidade que são aceitos diplomas apenas de licenciatura. Existe alguma possibilidade pra quem é Bacharel?
    2- Se caso existir possibilidade, qual período devo tentar ingresso ainda para estudar em 2018?
    3- Exite algum tipo de auxílio estudantil para estudantes do exterior?

    Desde já, agradeço a atenção!

  25. Olá,
    Como estudo em na Escola Americana do Rio de Janeiro, que segue o currículo americano, só me formo em Junho de 2018, e gostaria de me candidatar na quarta fase, ou seja, em Janeiro de 2018 para UBI. tenho toda a documentação incluindo passaporte, pdf do Enem de 2016, e gostaria de saber se uma declaração da minha escola dizendo que vou concluir o ensino médio em 2018 com certeza seria o suficiente para prosseguir coma inscrição. Assim que tivesse o documento de conclusão em Junho iria mandar para a UBI.
    Agredeço desde já,
    Daniela

  26. Olá, Maah! O ano letivo realmente começa em setembro, o que acontece é que a UBI possui 4 fases para ingresso de alunos. Dessa forma, na primeira fase os alunos entram em setembro, já os alunos classificados nas demais fases entram em outros meses. 🙂 Obrigada pelo elogio! Se quiser entrar em contato direto com UBI, pode fazer pelo e-mail inter@ubi.pt

  27. Olá, Rodrigo! Fique tranquilo, sua graduação como bacharel é aceita aqui porque em Portugal não há essa diferenciação. Todos os cursos de graduação são licenciatura. Para se candidatar ao mestrado em 2018 esteja atento a 1ª fase de inscrições ao 2º Ciclo (mestrado) que acontece entre março e maio pelo site da UBI. As datas você encontra no Anexo IV desse link http://www.internacional.ubi.pt/ficheiros/Calend%C3%A1rio%20Escolar%20e%20Acad%C3%A9mico%20%20Ano%20Letivo%202017-2018.pdf . Sobre os auxílios, depende de qual ciclo de estudos você vai entrar. Sobre esse tema, sugerimos que entre em contato com inter@ubi.pt

  28. Olá fui aceita no doutoramento na UBI mas não fiz a matrícula no prazo do 27-28 de novembro porque não tinha a resposta duma bolsa de pesquisa, minha duvida é se poderia fazer a matrícula no segundo semestre (fevereiro) ou teria que me candidatar novamente em março? Obrigada

  29. Olá. Vocês estão de parabéns por essa iniciativa! O blog é muito esclarecedor.
    Eu submeti minha candidatura ao 3º ciclo e está com o estado de candidatura aprovada. O quê isso significa? Que já estou aprovada e devo esperar apenas as colocações?

  30. Olá!! Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações expostas aqui no site. São extremamente esclarecedoras e ajudam bastante. Muito obrigado!!

    Durante a inscrição para o 2º ciclo Mestrado, foram solicitadas algumas informações que fiquei com dúvidas:

    Seção: HABILITAÇÕES

    – Minha graduação é tecnológica, por tanto, ela não é Bacharelado ou Licenciatura. No campo "Grau" eu escolho: "Outros" ?

    – O que eu informo no campo "Classificação"? Eu pesquisei no site do MEC a nota do ENADE, mas lá só consta essa informação para os cursos de Graduação, mas não para Especialização. O que eu informo nestes casos (visto que o campo é obrigatório) ?

    Seção: CREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO ANTERIOR e EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    – O que eu informo nesta seção? Informo "Sim" para formação escolar e experiência profissional? Se sim, o que eu insiro nos campos subsequentes? "Creditação solicitada" e "Creditação de Unidades Curriculares indicando quais:" ?

    Seção: INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

    – Visto que o mestrado mesmo sendo brasileiro, a concorrência é com todos os inscritos (inclusive as pessoas que são naturais de Portugal) eu devo informar "Não" no campo "Candidata-se por contingente específico?

    Seção: DOCUMENTOS EM ANEXO

    – No tipo de documento "Curriculum Vitae – Modelo CV Europass" posso anexar o CV da plataforma Lattes? Ou tem que ser obrigatoriamente do Europass?

    – O histórico da graduação deve ser inserido como o tipo de documento "Certificado discriminativo das unidades curriculares e classificação", ou como "Suplemento ao Diploma"?

    Desculpe a serie de perguntas. Desde já agradeço muito a sua atenção!!

  31. Olá Michel!
    Vamos tentar te ajudar com o que sabemos:

    Na graduação, podes por Licenciatura, pois aqui os cursos são de 3 anos, também. Igual aos tecnólogos no Brasil. Se no seu diploma constar Curso Superior de Tecnologia em… coloque licenciatura sem problemas. Diferente disso, opte por Outros, mesmo.

    No que diz respeito a Creditação, isso é para o caso de não quereres cursar alguma disciplina do curso que candidata-se devido a formação anterior. Fato que nós não recomendamos, visto que, em um país novo, sempre se aprende algo 🙂

    Na candidatura você pode concorrer pelo Contingente Especifico, nesse caso deve por CPLP. Para ter acesso as vagas destinadas aos países de lingua portuguesa e, também, ao valor diferenciado de anuidade.

    Quanto aos documentos anexos, o Lattes é aceito, sim. E o histórico vai em Certificado Discriminativo das unidades.

  32. Olá, eu gostasia de saber se entrando no segundo semestre (em fevereiro) ou vou ingressar numa turma nova “dos alundos do segundo semestre” como aqui no brasil ou eu vou ingressar na turma que já está em andamento que iniciaram no primeiro semestre em setembro
    Obrigada!

  33. Olá Lukas! A licenciatura em Ciências da Comunicação é uma formação mais ampla. Para obteres o diploma de Jornalismo, deves, depois dos 3 anos da graduação, fazer outros 2 do mestrado, também ofertado pela UBI. Quanto ao Esporte, sim, há!

  34. Olá. Termino a faculdade no final do ano que vem e já quero pesquisar algumas universidades em Portugal para um mestrado. Gostei da UBI pois o valor da propina é baixo em relação a outras universidades. Mesmo o valor sendo baixo, precisaria arrumar um freelance para me manter. É possível arrumar emprego de um período ou freelance?

  35. Olá pessoas. Muito obrigado por todas as informações. Ajudou muito no meus primeiros passos para ir para Covilhã.
    Nesse momento estou efetuando a matrícula, porém, ao final só me gerou uma guia dos 25 euros pagável pelo Multibanco, mas sem a possibilidade de pagar por Paypal. Além disso não gerou nenhuma guia dos 20% da propina anual.
    Não consegui entender ainda, como faria para pagar esses valores. Lembro de vocês falarem sobre uma conta da UBi onde era possível depositar, mas não achei mais o post. Vocês poderiam me ajudar?
    Agradeço 🙂

  36. Olá,

    Gostaria de saber se eu preciso fazer a apostila de HAIA do PB-4 para levar a Portugal, possibilitando usufruir da saúde pública. Vi em diversos sites e até mesmo no cartório que reconheci a firma da assinatura do PB-4, me disseram que eu preciso fazer o apostilamento.

  37. Olá, Marcos! Quem pode responder melhor a você sobre essa questão são os Serviços Acadêmicos da UBI. Nós já soubemos de casos de alguns brasileiros que fizeram isso por causa da demora do Visto. Há uma opção nos Serviços Acadêmicos para fazer uma requisição especial para iniciar as aulas no segundo semestre. Para fazer essa requisição você precisa pagar 15 euros, além do valor da inscrição e das duas primeiras propinas (parcelas). Você pode informar-se melhor sobre isso através do e-mail s.academicos@ubi.pt (Obs. A universidade está em período de férias aqui em Portugal, retornam às atividades na segunda-feira, dia 20 de agosto).

  38. Olá, Kailan! A guia é só enviada com referencia ao Multibanco mesmo. Para pagar a inscrição pelo Paypal basta pegar o valor estipulado e seguir os passos que explicamos aqui: http://www.brasileirosnacovilha.com/2017/06/tutorial-como-efetuar-um-pagamento-para.html?showComment=1530802707095#c8458704016895961400 O mesmo vale para os 20% da propina. Depois da inscrição você vai até o site da UBI, no canto superior direito há um link que diz Minha UBI, lá você terá a referência do valor das propinas. No link acima está explicado como fazer esse pagamento também.

  39. olá eu fiz minha inscrição para o doutorado em agosto e estou com duvida sobre o pagamento da matricula e o prazo para o envio de documentos, pelo que entendi seria pagar a taxa de inscrição de 25 euros só, e enviar os documentos via correio, vocês saberiam me dizer se ha algum prazo para o envio de esses documentos e se teria que pagar alguma parcela da matrícula alem da inscrição??

  40. Olá Daisy! A documentação você pode entregar aqui, quando chegar e antes de frequentar a primeira aula. Não há problemas. A matrícula sim, teria que ser paga. Quanto a parcelas, para graduação e mestrados, sabemos que duas parcelas teriam que ser pagas para efetivar a matrícula, porém dos doutorados não temos certeza. No e-mail de boas-vindas, que fala da sua aprovação, pede algo?

  41. Bom dia. Hoje (27/09) deveria sair o resultado das candidaturas ao 3 ciclo. No entanto, não consegui encontrar na sessão de serviços acadêmicos, no site. A aprovação de brasileiros fica na mesma listagem dos demais estudante? Onde encontrá-la? Obrigada

  42. Olá! Você até pode utilizar a nota do ENEM com o passaporte brasileiro, mas abre mão de usar a nacionalidade portuguesa para concorrer a bolsas nacionais, por exemplo. Até onde sabemos, não pode utilizar os dois passaportes. Deve optar por um para utilizar no meio acadêmico.

  43. Olá, gostaria de saber mais sobre essa bolsa de incentivo, e também se eu poderia tirar minha cidadania portuguesa aí em Portugal enquanto já estivesse cursando a licenciatura. Obrigada.

  44. Olá, gostaria de saber mais sobre essa bolsa de incentivo, e também se eu poderia tirar minha cidadania portuguesa aí em Portugal enquanto já estivesse cursando a licenciatura. Obrigada.

  45. Olá, parabéns pelo Blog. Muito bom. Tenho uma duvida, se preciso apostilar o diploma original e o histórico ou posso apostilar cópias autenticadas ? Preciso antes reconhecer firma de cada assinatura dos documentos? obrigada!!!Abraço

  46. Olá! As bolsas de incentivo são para as maiores notas nas candidaturas aos cursos mencionados na publicação. E sim, se você for elegível a participar do processo de cidadania, pode fazê-lo aqui mesmo na Conservatória de Registros da Covilhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*