Tutorial para inscrição no mestrado/doutorado da UBI

A partir de hoje, você passa a ter acesso a um novo produto do Brasileiros na Covilhã. São os Tutoriais do Blog. Com eles, vamos orientá-los em algumas questões para facilitar os processos de vinda para a Covilhã.

O primeiro deles, é o de Candidatura aos cursos de Mestrados e Doutorados da UBI. A inscrição começa neste link, para mestrados e neste link para doutorados. Depois, o candidato deve fazer seu cadastro e seguir o passo-a-passo abaixo:

Passo 1: Nome completo. Coloque todo seu nome, sem abreviações:  


Passo 2: Escolha do curso. Você pode optar por até três cursos, em ordem de preferência. Porém não há empecilhos se escolher apenas uma opção.

Passo 3: Preencher com atenção todos os documentos solicitados. O documento de identificação para brasileiros deve ser, obrigatoriamente, o passaporte. Caso o candidato não tenha passaporte ou este esteja perto do vencimento, é possível candidatar-se com a Identidade.

Passo 4: No quarto passo, você deve colocar o seu grau de licenciatura, para concorrer ao mestrado, a instituição e a nota média, fornecida pela Universidade, ao finalizar o curso. Em caso de doutorado, deve escolher a opção mestrado e fazer os mesmos passos seguintes.

Na parte das línguas estrangeiras, deve-se marcar o seu grau de proficiência em outros idiomas. Sendo A1 o mais baixo e C2 o mais elevado grau de conhecimento e domínio.


Passo 5: Neste passo, quanto a creditação profissional, os brasileiros podem marcar não nas duas primeiras opções e avançar para a próxima etapa. Porém, se quiser obter uma creditação para não cursar alguma disciplina do curso em virtude de já tê-la cursado ou tentar a creditação a partir da experiência profissional, deve fazê-la neste ponto.


Passo 6: Aqui nas informações complementares, os brasileiros devem informar que fazem parte do contingente da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), pois o estatuto da Universidade da Beira Interior reserva um número de vagas para esta comunidade.


Passo 7: Esta fase é a mais importante no processo de inscrição. Aqui você deve fazer o upload dos documentos digitalizados. Passaporte, currículo no formato Europass e o Diploma de Curso são obrigatórios. Atente para fazer o upload do documento em consonância com a opção escolhida no documento.

ATENÇÃO: É obrigatório que os documentos do grau anterior ao que candidata-se estejam com a Apostila de Haia. No caso da graduação, é obrigatório que o Certificado de Conclusão do Ensino Médio esteja apostilado. Para o mestrado, é obrigatório colocar a Apostila de Haia no diploma da graduação e no histórico escolar. Para o doutorado, a Apostila deve estar no diploma do mestrado e no histórico escolar.


Passo 8: No penúltimo passo, você deve colocar observações que julgar pertinente afim de validar a sua inscrição para as seleções da UBI

Passo 9: No passo final, você deve confirmar todos os seus dados, aceitar os termos da Universidade da Beira Interior e submeter a sua candidatura. Boa Sorte!  

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

46 Comentários

  1. Olá tudo bem ?
    Minha marior dúvida como quem vai aplicar para segunda fase no ciclo de mestrado é:
    Como eu pego o meu Diploma ou Certidão de conclusão da graduação, com média final? No Br o diploma não costuma ter. É realmente isso que precisa ou posso enviar o diploma com apostila de Haia e outro documento que é a Média Final da Graduação ?
    Depois tem Certificado discriminado das unidades curriculares e classificação, o Histórico escolar eu tenho com as unidades curriculares, mas o que é a classificação ?

  2. Olá, tudo bem? Parabéns pelo site, vocês conseguem ser objetivos e claros ao mesmo tempo, uma tremenda ajuda para quem está em busca de informação. Queria ajuda de vocês com uma dúvida: no site da UBI menciona “Diploma e Histórico do Mestrado com a média final”, meu Diploma não tem esta informação, e meu Histórico apresenta as notas de cada disciplina, sem discriminar a nota total. Isso pode ser um problema? Agradeço desde já!

    • Olá Thiago! Nas Universidades brasileiras é comum não vir a média final. Para a candidatura, você pode somar todas as notas, dividir pelo número de disciplinas e, então, multiplicar por 2 esse valor caso as notas estejam na escala 0-10 ou dividir por 5 caso estejam na escala 0-100 ja que aqui usa, a escala 0-20. Porém, a grande maioria das Universidades dispõe de um documento extra que chama Média Final da Graduação e você pode solicitar a sua instituição. Algumas ja enviam, inclusive, com uma classificação atualizada para os valores de Portugal.

  3. Olá, tudo bem?
    Eu sou brasileira mas possuo a cidadania portuguesa. No meu caso seria melhor fazer a candidatura como cidadã portuguesa ou brasileira? E com relação ao diploma que tem que ter a apostila de Haia, ele precisa ser escaneado em alguma ordem específica?

    • Olá Anna! Você deve fazer a candidatura da forma que se sentir melhor. O problema existe apenas na licenciatura, que não aceita a dupla-cidadania. Nos mestrados, os valores para nacionais são ligeiramente mais baratos. MAs escreva para o safe@ubi.pt que eles podem te esclarecer isso. Quanto ao diploma com Apostila de Haia, sim. Digitalizado e submeta a candidatura pelo sistema.

  4. Prezados, que canal legal. Poderiam me dizer se é possível conseguir se inscrever nas vagas de mestrado e ser aceito com rendimento da graduação 7,00 ou 14,00 (Aí em Portugal).

    • Olá Eliane! Sim, com essa nota é possível ingressar em alguns cursos aqui. Talvez não seja suficiente para os mais concorridos, mas sim, é possível. Basta escolher seu curso e instituição e fazer a candidatura.

  5. Olá,
    tudo bem??

    Estou com uma dúvida sobre o processo de matrícula, conseguiria me ajudar, por gentileza?

    Realizei a matrícula através do site e efetuei o pagamento a taxa de matrícula. Ao finalizar a matrícula, notei que o link com os valores e datas para pagamento da proprina não está funcionando, desta forma não consegui ter acesso ao documento e não sei como devo proceder em relação a este ponto.

    Optei por fazer o pagamento integral do primeiro ano de uma única vez, devo realizar algum pagamento agora ou posso fazê-lo mais próximo do início do curso?

    Muito obrigada.

  6. Boa noite!

    Eu gostaria de tentar o mestrado na UBI, mas não tenho o historico escolar do meu curso, é vai demorar muito tempo pra sair. Mas posso pegar uma declaração a tempo ainda, será que conta?

  7. Queria primeiramente parabenizar o responsável pelo site por todos esses esclarecimentos, estava com muitas dúvidas para me candidatar ao mestrado na UBI e essas informações me salvaram!
    Fiquei apenas com uma dúvida… Queria saber se ter o passaporte é obrigatório para fase de candidatura ou posso utilizar meu documento de identidade e providenciar o passaporte apenas se for aprovada? Obrigada desde já!

  8. Olá Benjamin! O doutorado tem 3 anos de duração. As aulas começaram nesta sexta. O que você pode fazer, em caso de aprovação, é combinar com os Serviços Acadêmicos seu ingresso a partir de fevereiro, no segundo semestre letivo. Para ter tempo de resolver as questões burocráticas todas. Sempre solicitas visto de Estudante e renovas a permissão aqui.

  9. Oi Fábio, o blog tem sido de grande ajuda porque as questões são muitas e recorro a vocês novamente. Estou concorrendo na candidatura para o doutorado em comunicação. Minha primeira dúvida é quanto ao tempo de duração do curso. Segundo, quanto ao início do ano letivo. O resultado da seleção sai na proxima semana, vocês saberiam informar quando começam as aulas? Minha angustia em relação a isso é que, se eu passar, terei de pedir demissão e ainda providenciar toda a documentação de visto e isso pode demorar. Por ultimo, a dúvida é quanto ao visto mesmo. A depender da duração do doutorado, tenho que solicitar visto de estudante ou de residente? Desde já obrigada pelas informações.

  10. Olá mais uma vez! Fiz a inscrição e efetuei o pagamento pelo paypal, no entanto, não recebi email de confirmação da universidade. Encaminhei mensagem para o setor de serviços acadêmicos, mas não obtive resposta. Vocês saberiam informar se a UBI encaminha email de confirmação? Minha preocupação é não ter a candidatura deferida. Agradeço desde já. Abraços

  11. Olá, inicialmente parabéns pelo blog. Foi de grande ajuda pra mim. Minha dúvida é quanto ao passaporte, pois o meu venceu. No caso do documento de identificação, posso enviar o RG? Também fiquei na dúvida qt ao projeto de pesquisa no doutorado. Ele deve ser encaminhado ou essa é uma etapa seguinte? Obrigada

  12. Olá, já fiz minha candidatura e tenho dúvida sobre a prova de língua portuguesa e prova oral, que ocorre no dia 15/07 segundo o calendário. Não sei se meu curso exige essas provas. Mandei e-mail e não obtive retorno ainda. Vcs podem me ajudar?

  13. Olá Marcos! Você pode tentar candidatar-se na segunda ou terceira fase de candidaturas. Para tal, deves ter já o diploma da graduação + o histórico escolar das disciplinas cursadas, ambas com Apostila de Haia, passaporte e currículo acadêmico/profissional.

  14. Gostaria de avisar que, ao contrário do que informam, a universidade pede que os documentos sejam autenticados e apostilhados já na inscrição. Acabo de receber um e-mail pedindo que os mesmos estejam nessas características para que minha inscrição seja considerada.

  15. Olá, agradeço pelas respostas. Saberia me dizer se, por experiência, conta pontos enviar as cartas de recomendações ou se não faz tanta diferença?!

    Em relação a experiência profissional, fiquei confusa, pois nas exigências da UBI diz que será analisado o CV acadêmico e profissional, ele se refere apenas a parte acadêmica?

    Obrigadaa

  16. Olá, Micaela! As Cartas de Recomendação geralmente não são solicitadas pela UBI. Para anexar a carta é necessário que faça diretamente na plataforma do currículo Europass (modelo de currículo solicitado pela UBI – http://europass.cedefop.europa.eu/pt). Quanto ao passo 5, a creditação por experiência pode ser solicitada, mas sugerimos que não seja marcado – para inscrição no mestrado – por não ter tanta relevância. Caso você ache por bem assinalar as opções, verifique as condições exigidas pela UBI para tal.

  17. Olá, o texto foi muito útil. Porém, fiquei com algumas dúvidas:
    1º Gostaria de saber se é essencial encaminhar cartas de recomendações de professores ou se para essa universidade não é necessário. E caso seja obrigatório, onde anexá-la.
    2º Na fase 5, pq não devemos solicitar creditação por experiência profissional?

    Obrigada

  18. Olá Marianne! Ao fim do curso, depois de todas as disciplinas concluídas, você pode solicitar para a Universidade um documento com sua média final. A grande maioria dispõe disso, mas só repassa em caso de solicitação. Veja com eles e use essa nota

  19. Olá
    Primeiro, muito obrigada por todas essas informações. Muito me ajudou.

    Estou fazendo minha candidatura esse ano e no formulário aparece a solicitação dos cursos que realizei, com as informações de ano de conclusão, universidade, nome e também aparece a informação de classificação. No Brasil, pelo menos nas universidades que estudei não recebemos classificações, como posso resolver isso? Que tipo de informação devo colocar nesse campo que é obrigatório?

  20. ola primeiro queria saber se tem curso de pos-graduacao em direitos humanos e democracia? em segundo lugar queria saber como decorre o processo de admissao para a UBI?

  21. Sempre aparece "LICENCIATURA", mas quem faz Engenharia no Brasil, recebe o título de Bacharel, como funciona na hora de participar no processo de admissão no mestrado?

  22. Boa tarde.
    Tenho algumas dúvidas sobre entrega de documentação. Minha matrícula já foi realizada e estou na faze dos cinco dias para apresentar documentação. Outra dúvida é sobre os alojamentos e meu acesso para fazer uma reserva. Pode me ajudar. Grato
    Agentesevê
    Luís Leite

  23. Oi Carla! Acho que já falamos por facebook, certo?
    Caso contrário, registro aqui a resposta… A UBI pode sim pedir essas confirmações. Quanto a não estar pronto, recomendo a tirar dúvidas com a Sra. Ana Silva, pelo vrensino@ubi.pt

  24. No caso de Pós-Graduações. Tenho duas que estão em fase de finalização.
    Posso falar sobre elas no final? Neste ultimo espaço?
    Outra coisa que percebi: No mestrado no Brasil, preciso mostrar todos os comprovantes daquilo que eu declaro no lattes. Alguma hora terei que mostrar esses comprovantes. Por que acredito que eles não estarão prontos até o inicio do mestrado, mas estão encaminhados.
    Obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*