Número de Identificação Fiscal (NIF): como e onde fazer?

O Número de Identificação Fiscal – NIF (ou número de contribuinte) é um documento português que se assemelha ao CPF brasileiro.   Todo cidadão português, ou estrangeiro que resida no país, precisa ter o Número de Identificação Fiscal, pois, como no Brasil, as lojas sugerem que o cliente coloque o seu número de contribuinte na nota fiscal.   

O NIF é obrigatório para abrir contas bancárias e contratar planos de serviços como celular, internet ou TV por assinatura. Também é necessário para que a Universidade da Beira Interior possa emitir as faturas da universidade e de seus alojamentos.   

Obter o NIF é uma tarefa simples. Basta se dirigir até a Repartição das Finanças – que na Covilhã se situa na Avenida Frei Heitor Pinto, número 12 – com o seu passaporte, PB4 e acompanhado de um cidadão brasileiro que possua Título de Residência Permanente ou um cidadão português. Essa pessoa, será o contato entre você e as Finanças para envio de documentos, se for necessário. Ela não será responsável por você. Será apenas um contato com residência fixa em Portugal.  

Caso não consiga nenhuma das opções acima, para o acompanhar até a Repartição das Finanças, você pode recorrer a algum dos Centros Locais de Atendimento aos Migrantes. Na Covilhã são dois. O CLAIM, da Santa Casa de Misericórdia e o Balcão do Migrante da Mutualista Covilhanense. Conheça mais sobre esses balcões clicando aqui.

Atualmente (maio de 2022) não há qualquer custo associado para obter o Número de Identificação Fiscal. Para mais informações você pode ligar para (+351) 275 330 760. 

Sobre brasileirosnacovilha 247 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

7 Comentários

  1. Ao chegar na Covilhã, você deve se dirigir as Finanças, acompanhado de um português ou de um brasileiro que já resida na cidade há mais de 6 meses para tirar o seu NIF, levando a documentação necessária e fazendo o pagamento da taxa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*