Belmonte realiza “Semana do Brasil” a partir de hoje

Cartaz de divulgação do evento.
Fonte: cm-belmonte.com

O concelho de Belmonte, localizado a 25km da Covilhã, realiza, a partir de hoje, a “Semana do Brasil”.

Um dos principais motivos para este evento, é que foi nesta localidade, que nasceu Pedro Álvares Cabral, creditado como descobridor do Brasil.

Durante a semana, atividades culturais e gastronômicas relacionados ao Brasil serão desenvolvidas. Neste domingo, 19, às 16 horas, acontece a solenidade oficial de abertura do evento, na Câmara Municipal de Belmonte.

Logo depois, às 16:30hs, será a inauguração das Exposições “Um novo olhar sobre a Terra Mater” e “Arte em Madeira”, de Zanza Petersen, no Ecomuseu do Zêzere. A programação dominical ainda inclui uma exibição fílmica da Turma da Mônica, às 17hs e a peça teatral “O Encontro”, às 21hs no Auditório Municipal.

A visita no Museu dos Descobrimentos propicia uma viagem
na história do Brasil. Foto: Fábio Giacomelli

Amanhã, 20 de Abril, as atividades mostram a cultura indígena e os artesanatos. A partir das 14hs, no Museu dos Descobrimentos, tem oficina de pinturas faciais indígenas e às 17hs, no mesmo local, a abertura da exposição “Artesanatos do Brasil”. Às 18hs, no Auditório Municipal, as crianças da pré-escola dos agrupamentos escolares de Belmonte apresentam a peça “Os Índios e a Floresta”.

A terça-feira, 21, será o dia da interculturalidade. Neste dia, o Museu dos Descobrimentos, o Panteão dos Cabrais e o Castelo de Belmonte estarão abertos para visitações guiadas. Às 17hs, no Museu dos Descobrimentos, será ministrado por índios pataxó, artesãos, animadores da região de Belmonte e representantes do turismo brasileiros, um workshop de “Etnografia e Animação”. Às 21hs, no Auditório Municipal, ocorre a apresentação da peça teatral “O Mensageiro”.

Na quarta-feira, 22, dia que marca o descobrimento do Brasil, será o dia da comunidade luso-brasileira, onde às 17:30hs, no Salão Nobre da Câmara de Belmonte, decorre uma sessão evocativa em homenagem a data. Às 18hs, no Ecomuseu do Zêzere, acontece a abertura da exposição “O Brasil visto pelas crianças do Concelho de Belmonte”. Às 19hs, no Museu Judaico, ocorre a apresentação do livro “A competitividade no Setor do Turismo”, de Cristina Estêvão.

Pedro Álvares Cabral tem uma estátua no
centro de Belmonte. Foto: Fábio Giacomelli

O dia 23 de abril será o dia da poesia e da literatura, onde a partir das 18hs, ocorre uma conferência com dois escritores (um português e um brasileiro), sobre o tema “Cabral: o Brasil na literatura da comunidade luso-brasileira”. Às 21hs, acontece o lançamento do filme “Um novo olhar sobre a Terra Mater”, produzido pela equipe de turismo de Porto Seguro, no Brasil.

No dia 24 de Abril, acontece o “Dia do Desporto”. A partir das 21hs, será aberta a exposição fotográfica “FUTEBOL: Imagens do desporto-rei” e a palestra “Centralidade do corpo na Educação: saúde e lesões desportivas”. às 21:30hs, acontece a exibição do filme “Zico na Rede”.

Do dia 24 ao dia 26 de abril, ocorrem, também, as festas do Concelho de Belmonte. Ainda durante a “Semana do Brasil”, nos jardins do Museu dos Descobrimentos, acontece a iniciativa “Artesanatos e Mostra Gastronômica brasileira”.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*