Coletivos da Covilhã unem-se em evento para discutir as nuances da língua portuguesa

No dia 26 de maio, a partir das 14:30 horas, a Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior abre suas portas para receber o primeiro encontro “Português uma Língua sem Fronteiras”. Organizado pelo projeto Tecer a DiverCidade, da Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a Beira Serra, o CooLabora e o Departamento de Sociologia da UBI o evento quer descobrir e debater as riquezas linguísticas de cada um dos nove países onde o português é o idioma oficial.

Para os organizadores do evento, “muitos alunos e alunas do Brasil, PALOP e do mundo lusófono em geral enfrentam dificuldades com o dito português de Portugal e a ideia desse encontro é mostrar que apesar das fonéticas, sintaxes, vocabulários serem distintos, estamos a falar e a escrever o idioma português. Não há um idioma português (escrito ou falado) melhor que o outro, pelo contrário, são essas nuances que enriquecem a língua.”

Em nota enviada para a Comunicação Social, os organizadores reforçam que o idioma em comum, deve aproximar e não afastar. O português é um idioma amplo, transfronteiriço, com expressões e sotaques variados. Estas e outras questões à volta da língua portuguesa estarão em discussão numa mesa-redonda composta por docentes e estudantes internacionais da Universidade da Beira Interior e representantes de comunidades estrangeiras a residir na Covilhã. O evento é aberto à comunidade.

A mesa redonda será moderada por Catarina Sales de Oliveira, docente da Universidade da Beira Interior e vai contar com as intervenções de Ana Rita Carrilho – presidente do Departamento de Letras da UBI, Nuno Amaral Jerónimo – presidente do Departamento de Sociologia da UBI, Ana Paula Pedrosa – mestranda em Sociologia – Exclusões e Políticas Sociais pela UBI, Paulo Casemiro – coordenador do Projeto Afrotela, Guilherme da Silva – Mediador Intercultural do Projeto Tecer a DiverCidade.

Português uma Língua sem Fronteiras

Quando: 26 de maio de 2022, às 14:30 horas

Onde: Anfiteatro da Faculdade de Artes e Letras

Evento aberto a toda comunidade, entrada gratuita.

Sobre brasileirosnacovilha 244 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*