Brasil em destaque em Ciclo de cinema na Universidade da Beira Interior

A partir de hoje – uma vez por semana – nas próximas quatro quintas-feiras acontece no Anfiteatro da Parada da UBI (Polo I) o ciclo de cinema Inquietude – o social e o político no cinema contemporâneo brasileiro, evento que promoverá exibições de filmes brasileiros premiados e pouco exibidos em Portugal, além de conversas com realizadores, pesquisadores e professores (em participações presenciais e remotas, reunindo pensadores do Brasil e de Portugal) sobre a produção de cinema no contexto brasileiro atual.

O foco são filmes lançados entre 2017 e 2020, período que entremeia a retirada de Dilma Rousseff da Presidência da República e a pandemia do Covid-19, em que a sociedade brasileira se viu numa montanha russa de eventos imprevisíveis e num cenário de limitações extrema polarização politica. A curadoria se propôs a selecionar filmes que abordam direta ou indiretamente os eventos do período e os sentimentos consequentes para quatro sessões, a acontecer nos dias 10, 17, 24 e 31 de março, sempre às 21 horas.

Os filmes que integram o programa representam um momento em que o cinema produzido no Brasil se reconfigura nas dimensões das obras, dos formatos e dos modos de produção. As obras resultantes apresentam, com aspectos fortemente provocativos e de enfrentamento, as complexidades e segmentações de um país multicultural e desigual. Entre as obras a serem exibidas estão produções premiadas internacionalmente como Sete Anos em Maio (Affonso Uchôa, 2020, 42′), Pela Janela (Caroline Leone, 2017, 87′), Swinguerra (Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, 2019, 23′) e Inabitaveis (Anderson Bardot, 2020, 25′).

O evento faz parte do projeto de doutorado em Media Artes do pesquisador Nathan Costa na Universidade da Beira Interior, dedicado às relações entre cinema, política e história no cinema brasileiro contemporânea, com orientação do professor Paulo Cunha (UBI).

Programa:
Sessão 1 – 10 de março: Sete Anos em Maio (Affonso Uchôa, 2020, 42′)
Convidados: Affonso Uchôa (realizador), Daniel Oliveira (UBI)
Sessão 2 – 17 de março: Identidades em foco (curtas-metragens)
Convidados: Paulo Cunha (UBI), Marcelo Ikeda (UFC, Brasil)
Sessão 3 – 24 de março: Cinema e mudança social (curtas-metragens)
Convidados: André Barata (UBI), Michelle Sales (UFRJ, Brasil)
Sessão 4 – 31 de março: Pela Janela (Caroline Leone, 2017, 87′)
Convidados: Caroline Leone (realizadora), Melanie Pereira (realizadora), Nina Tedesco (UFF, Brasil)

Datas: 10, 17, 24 e 31 de março de 2022
Horário: 21h
Local: Auditório da Parada – UBI Polo I
Mais informações: http://inquietude.ubi.pt
Contato: nathanf.costa@gmail.com

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*