
Um projeto desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (SCMC), o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) foi inaugurado na passada quinta-feira, dia 17, em uma manhã repleta de atrações multiculturais.
Com sede na própria Santa Casa da Misericórdia, o CLAIM é um projeto que presta serviços gratuitos de informação e apoio na integração da população migrante, de qualquer nacionalidade. O projeto atua em diversas áreas relevantes como o acesso à saúde, educação, emprego, moradia, reagrupamento familiar, entre outros, através da articulação com estruturas locais e nacionais.
Durante o evento de inauguração, a coordenadora do CLAIM Covilhã, Ana Margarida Almeida, apontou a necessidade observada pela Santa Casa da Misericórdia de dar uma reposta robusta às dificuldades dos migrantes na cidade. Considerando que o número de estrangeiros residindo legalmente em Portugal quase duplicou nos últimos cinco anos, ainda em fevereiro de 2016 a Santa Casa começou o desenvolvimento de uma rede de parcerias com instituições como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Segurança Social (SS), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e outros, para acolher as pessoas que chegavam.
Em 2020 a Santa Casa da Misericórdia passou a fazer parte da Rede CLAIM, desenvolvida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o programa de nível nacional já conta com mais de 140 centros, e tem como objetivo promover uma integração de proximidade.
Com a participação do Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis, do Provedor da SCMC, António José Neto Freire, do presidente da Câmara Municipal, Vitor Pereira, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, Nuno Maia, da diretora do IEFP Covilhã, Isabel Barrau e da vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social da Universidade da Beira Interior, Amélia Augusto, o CLAIM Covilhã foi inaugurado na manhã do dia 17 de fevereiro em evento com apresentações de canto, dança e outras expressões artísticas de diversas nacionalidades.
Se você é imigrante e precisa de ajuda com documentação, apoio social, acesso à moradia, entre outros, pode entrar em contato com o CLAIM Covilhã através:
Telefone: +351 275 310 233
WhatsApp: +351 964 932 601
E-mail: geral.claim.covilha@misericordiacovilha.pt
Endereço: Campus Misericórdia, Alto de Santa Cruz (Covilhã)
Deixe uma resposta