Pastel de Molho da Covilhã agora é marca registrada e terá Festival em julho

Dos tradicionais pratos à base de Bacalhau, passando pelos queijos, enchidos e os vinhos, a gastronomia de Portugal tem marcas ricas e reconhecidas mundo à fora. Agora, um produto típico da Covilhã também começa a ganhar destaque: o Pastel de Molho, que teve o seu registro de marca feito numa parceria entre a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, o município da Covilhã e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). Em comunicado, a Câmara Municipal da Covilhã ressaltou que “o registro da Marca Nacional Coletiva tem como objetivo preservar a qualidade deste produto endógeno e evitar que a iguaria gastronômica seja adulterada.”

O Pastel de Molho é um salgado feito com massa folhada e recheado com um refogado de carne de gado moída, que pode ser consumido diretamente assim ou do modo tradicional, regado com um caldo de açafrão. Luis Santos, ex-proprietário do Balcão Bar e que por muitos anos produziu um dos mais conhecidos Pastéis de Molho da Covilhã relata que a gênese histórica deste produto tem conexão direta com os lanifícios, pois os operários levavam o Pastel para consumir no intervalo de almoço e utilizavam as caldeiras das fábricas para aquecer o molho e, assim, ter uma refeição quente e que durasse o tempo necessário até ser consumida.

Para celebrar o registro da marca do Pastel de Molho e reforçar a sua presença na cidade, um Festival dedicado ao produto será realizado nos dias 1 e 2 de julho, no Jardim das Artes. A vereadora Regina Gouveia ressaltou que o registro da marca e a realização desse evento é uma “iniciativa que representa um passo determinante na preservação desta iguaria tradicional e é simultaneamente um gesto de valorização da nossa cultura gastronômica.”

Foto: Beira.pt

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*