
Sabe quando o caminho é tão lindo quanto a chegada? O trajeto entre a Covilhã e o Poço do Inferno, em Manteigas, é um belo exemplo – em qualquer estação do ano! São cerca de 30 km de distância (atenção, não há transporte público!) e um visual de tirar o fôlego. E é isso que você pode conhecer no vídeo que acompanha essa postagem. Uma produção do Saia da Rotina e do Brasileiros na Covilhã.
Vários pontos pelo caminho merecem uma parada, mas nesse segundo episódio da segunda temporada do Saia da Rotina em Portugal, a jornalista brasileira Caroline Patatt destaca também o Vale Glaciar do Zêzere. Com 13 km de extensão é um dos maiores da Europa. Mais informações sobre o local podem ser encontradas aqui.
O Poço do Inferno
A queda d’água proveniente da Ribeira de Leandres tem aproximadamente 10 metros de altura e fica a 1080 metros de altitude em uma área com vegetação variada e bastante preservada. O acesso é bem sinalizado e as coordenadas de GPS estão disponíveis em sites como o Google Maps. Todo trecho, desde a estrada principal, é pavimentado e há estacionamento. A entrada é gratuita.
Existem percursos pedestres oficialmente demarcados que também levam ao Poço, com passagem por pontos como o Covão D’Ametade e outros cenários deslumbrantes. Eles estão disponíveis nestas páginas na página da Câmara da Covilhã ou dos Trilhos Verdes de Manteigas.
Neve em Portugal
O vídeo foi gravado no final de dezembro, ou seja, já no inverno. A Serra da Estrela tem paisagens completamente distintas nas quatro estações do ano e a neve costuma ser visível em grandes quantidades apenas nos meses mais frios do ano (algumas exceções para a primavera e o outono). No verão, durante o dia as temperaturas sobem bastante e o ar seco eleva o risco de incêndios.
Saia da Rotina
Os novos vídeos do canal são publicados aos sábados. Lá você encontra informações sobre a Serra, como chegar e outras dicas de passeios. Aqui no blog você pode conferir todos os episódios da primeira temporada, acompanhado de um texto explicativo de cada um dos lugares.
Deixe uma resposta