Saia da Rotina: conheça o Poço do Inferno e o Vale Glaciar do Zêzere

Sabe quando o caminho é tão lindo quanto a chegada? O trajeto entre a Covilhã e o Poço do Inferno, em Manteigas, é um belo exemplo – em qualquer estação do ano! São cerca de 30 km de distância (atenção, não há transporte público!) e um visual de tirar o fôlego. E é isso que você pode conhecer no vídeo que acompanha essa postagem. Uma produção do Saia da Rotina e do Brasileiros na Covilhã.

Vários pontos pelo caminho merecem uma parada, mas nesse segundo episódio da segunda temporada do Saia da Rotina em Portugal, a jornalista brasileira Caroline Patatt destaca também o Vale Glaciar do Zêzere. Com 13 km de extensão é um dos maiores da Europa. Mais informações sobre o local podem ser encontradas aqui.

O Poço do Inferno
A queda d’água proveniente da Ribeira de Leandres tem aproximadamente 10 metros de altura e fica a 1080 metros de altitude em uma área com vegetação variada e bastante preservada. O acesso é bem sinalizado e as coordenadas de GPS estão disponíveis em sites como o Google Maps. Todo trecho, desde a estrada principal, é pavimentado e há estacionamento. A entrada é gratuita.

Existem percursos pedestres oficialmente demarcados que também levam ao Poço, com passagem por pontos como o Covão D’Ametade e outros cenários deslumbrantes. Eles estão disponíveis nestas páginas na página da Câmara da Covilhã ou dos Trilhos Verdes de Manteigas.

Neve em Portugal
O vídeo foi gravado no final de dezembro, ou seja, já no inverno. A Serra da Estrela tem paisagens completamente distintas nas quatro estações do ano e a neve costuma ser visível em grandes quantidades apenas nos meses mais frios do ano (algumas exceções para a primavera e o outono). No verão, durante o dia as temperaturas sobem bastante e o ar seco eleva o risco de incêndios.

Saia da Rotina
Os novos vídeos do canal são publicados aos sábados. Lá você encontra informações sobre a Serra, como chegar e outras dicas de passeios. Aqui no blog você pode conferir todos os episódios da primeira temporada, acompanhado de um texto explicativo de cada um dos lugares.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*