Saia da Rotina: conheça o Covão dos Conchos na Serra da Estrela

No primeiro episódio da segunda temporada do Saia da Rotina em Portugal, a jornalista brasileira Caroline Patatt, apresenta nos meses de abril e maio 5 novos episódios sobre a Serra da Estrela – num trabalho em parceria com o Brasileiros na Covilhã. O primeiro deles mostra um dos lugares mais curiosos da região: o Covão dos Conchos. O vídeo está no final desta postagem.

Funil gigante?

À primeira vista pode parecer montagem ou algum mistério da natureza, mas o Covão dos Conchos é uma obra feita pelas mãos do homem e que torna a paisagem da Lagoa Comprida e dos arredores ainda mais fascinante. Trata-se de um túnel, construído na década de 1950, para que a água da Ribeira das Naves pudesse ser canalizada até a Lagoa Comprida. Ele tem cerca de 1,5km de extensão.
Não é possível chegar de carro até o Covão dos Conchos, apenas por um caminho pedestre (cerca de 10 km ida e volta) a partir da Lagoa Comprida – onde, aí sim, há estacionamento. A rota não é sinalizada, mas o trajeto é bem delimitado e com poucas bifurcações. Na descrição do vídeo no Youtube estão algumas coordenadas de GPS que podem facilitar a orientação dos aventureiros. A melhor época para visitação é a primavera, com temperaturas mais amenas e dias mais longos.

A Lagoa Comprida
A Lagoa Comprida como conhecemos hoje é formada a partir de um lago natural que virou o maior reservatório de água da Serra da Estrela a partir da construção da barragem no local no início do século XX. Já a Central Hidrelétrica começou a operar em 2003. A Lagoa fica a 1600 metros de altitude, distante 29,7km da Covilhã e pertence ao município de Seia.

Saia da Rotina
Os novos vídeos do canal são publicados aos sábados. Lá você encontra informações sobre a Serra, como chegar e outras dicas de passeios. Aqui no blog você pode conferir todos os episódios da primeira temporada, acompanhado de um texto explicativo de cada um dos lugares.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*