União Europeia decide não autorizar entrada de brasileiros

De acordo com matéria publicada nesta terça-feira, dia 30, nos meios de comunicação portugueses, os Estados-Membros da União Européia, incluindo Portugal, decidiram não abrir as fronteiras para países cuja situação epidemiológica para o covid-19 não é considerada satisfatória.

Entre os países, cujos cidadãos ainda não estão autorizados a entrar em Portugal, estão Brasil, Estados Unidos, Índia, Rússia e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. As medidas de restrições começam a vigorar nessa quarta-feira, dia 1 de julho.

Voos com origem nesses países e com destino para Portugal só serão autorizados se considerados essenciais e com passageiros cujo teste para covid-19 tenha dado negativo. Segundo informações obtidas pela Casa do Brasil de Belmonte junto a autoridade do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, estão autorizados a embarcar do Brasil com destino à Portugal apenas portadores de Vistos de Estudo e Trabalho, portadores de Autorização de Residência, Passaporte Europeu ou que possuam um Contrato de Trabalho válido.

Segundo a AFP, a ideia é reabrir as fronteiras externas a países com uma situação “comparável ou melhor” em relação à que se verifica na União Europeia, com uma média de novos casos igual ou inferior a 16 por 100 mil habitantes em duas semanas.

O bloco europeu utiliza três critérios para abertura das fronteiras: que a tendência de contágio seja estável ou decrescente; que sejam respeitados critérios internacionais de testagem, vigilância e rastreio; e que o número de casos por 100 mil habitantes seja inferior à média europeia no dia 15 de junho (16 casos para 100 mil habitantes).

Fontes: Diário de Notícias e Público

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*