Saia da Rotina: As Feiras Medievais que atraem o público à região da Serra da Estrela

As festas medievais acontecem em várias regiões de Portugal incluindo os arredores da Serra da Estrela, a fronteira com a Espanha e são destaque em várias cidades do país vizinho. Uma maneira de aproveitar as belas muralhas, os misteriosos castelos e a receptividade do povo pra levar os visitantes a uma imersão em um mundo de reis, rainhas, cavaleiros e batalhas.

As atividades a disposição nestes eventos são variadas: espetáculos, lutas, encenações, oficinas de tiro com arco, exibições de falcoaria, entre muitas outras. Pra entrar de verdade no clima também é possível alugar roupas típicas e acessórios. Mostrar um pouco deste universo que encanta diferentes gerações é a proposta do sétimo episódio da série do canal no YouTube “Saia da Rotina”, da jornalista brasileira Caroline Patatt.

 “Infelizmente, devido à Pandemia, a maioria das festas e feiras medievais previstas pra 2020 foi cancelada. Ainda assim, vale e muito conhecer mais sobre este assunto porque, a tendência, é que voltem a acontecer em 2021. Além disso, alguns mercados seguem acontecendo online”, informa Caroline.

Em https://www.facebook.com/FeirasHistoricasPortugal/ é possível fazer parte de um grupo que está realizando de maneira online as vendas dos tradicionais mercados destas feiras. E no vídeo do Saia da Rotina você conhece também cinco dicas de feiras que acontecem na região da Serra da Estrela ou bastante próximas. São elas:

1) A Feira Medieval do Artesão de Belmonte, que normalmente acontece em Agosto

2) O Evento Muralhas com História, na Aldeia de Sortelha, em setembro

3) A Cidade do Falcão, em Pinhel, habitualmente realizada em junho

4) O Mysteria Mercado Encantado, atração dos meses de julho na Vila do Carvalho, na Covilhã

5) A festa de Ciudad Rodrigo – já na Espanha, mas apenas 110 km distante da Covilhã.

Os novos episódios da série vão ao ar todos os sábados, 22h30 (horário de Portugal Continental), em um total de dez, no site: www.youtube.com/saiadarotina. Quem quiser fazer parte do projeto pode obter informações através do e-mail saiadarotinars@gmail.com ou da página www.brasileirosnacovilha.com.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*