Saia da Rotina: os castelos no entorno da Serra da Estrela

A região que envolve a Serra da Estrela não é rica apenas em belezas naturais, mas também em cultura e história. Andar pelos vilarejos e aldeias é como fazer uma viagem no tempo em meio às casas de pedra bem preservadas, monumentos e castelos.

Pela proximidade com a Espanha, as construções que mais parecem imponentes fortalezas cercadas por muralhas, tinham a função de guardar a mais antiga fronteira da Europa. Hoje, atraem visitantes seduzidos por um passado de reis, rainhas e cavaleiros. Mostrar um pouco destes lugares fantásticos – que parecem coisa de filme! – é a proposta do quinto episódio da série sobre a Serra da Estrela, disponível no canal do YouTube “Saia da Rotina”.

“Em um raio de poucos quilômetros da Serra da Estrela é possível conhecer lugares riquíssimos, como Sortelha, Belmonte e a misteriosa torre de Centum Cellas. Há também muitos museus interessantes, enfim, componentes preciosos pra um passeio perfeito”, relata a jornalista Caroline Patatt, responsável pelo projeto.

Muitos destes lugares têm entrada gratuita, como, por exemplo, o Castelo de Sortelha e a própria Torre de Centum Cellas. Várias atividades sem custo podem ser conhecidas na página do projeto Aldeias Históricas (https://aldeiashistoricasdeportugal.com/). Outros pontos turísticos cobram um pequeno valor para ingresso, mas o investimento  compensa – no caso de Belmonte, o site da Câmara Municipal apresenta as principais informações: https://cm-belmonte.pt/diretorio/castelo-de-belmonte/.

O modo mais fácil de deslocar-se é de carro e a recomendação é pesquisar antes para saber o espaço ao qual você deseja ir já está aberto neste período de desconfinamento (por exemplo, em seis de junho de 2020 o Castelo de Sabugal permanecia fechado). A melhor maneira de descobrir isso é através do site ou telefone da Câmara Municipal responsável pelo local que você deseja conhecer.

Os novos episódios da série vão ao ar todos os sábados, 22h30 (horário de Portugal Continental), em um total de dez, no site: www.youtube.com/saiadarotina. Quem quiser fazer parte do projeto pode obter informações através do e-mail saiadarotinars@gmail.com ou da página www.brasileirosnacovilha.com.

Confira o vídeo desta semana:

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*