Saia da Rotina: Cursos de escalada na Serra da Estrela

Montanhas rochosas, caminhos em meio a lagoas a mais de 1400 metros de altitude e paisagens de tirar o fôlego. É isso o que a jornalista brasileira Caroline Patatt mostra no novo episódio da série sobre a Serra da Estrela no canal do YouTube “Saia da Rotina”, em parceria com a página “Brasileiros na Covilhã”.

Na estreia, o foco do vídeo foi explicar um pouco sobre como chegar à região que envolve o ponto mais alto de Portugal continental. Agora, a intenção é mostrar um esporte radical que tem tudo a ver com a Serra da Estrela: a escalada desportiva.

“Há muitos locais com infraestrutura para a realização dessa atividade, com pontos de ancoragem e trilhas bem estabelecidas. São lugares lindos e de relativo fácil acesso. Mas no vídeo a gente deixa claro: é preciso respeitar regras, ainda mais por tratar-se de uma área de conservação e, óbvio, obedecer todas as normas de segurança”, destaca Caroline.

Algumas agências da região oferecem o serviço que envolve não apenas a prática em si, mas também cursos em que o aluno pode aprender o passo a passo de todo o processo: desde a montagem dos equipamentos até a subida dos paredões. Uma dessas empresas é a Trilhos e Cumes, que fica nas Penhas da Saúde, já no alto da Serra, em uma área que pertence à Covilhã (www.trilhosecumes.com).

“Essas atividades ao ar livre são perfeitas pra quem se preocupa em manter a saúde, especialmente agora, com todo cuidado pela COVID-19. Evitar as aglomerações é fundamental e nós conseguimos fazer isso. Agora, pra que a segurança seja completa é preciso que as pessoas tenham noção de que a atenção às normas do lugar e do próprio esporte é fundamental”, ressalta Samuel Passos, instrutor e proprietário da Trilhos e Cumes.

Os episódios da série são publicados todos os sábados – serão dez ao todo – 22h30, horário de Portugal, no site www.youtube.com/saiadarotina Quem quiser fazer parte do projeto pode obter informações através do e-mail saiadarotinars@gmail.com ou da página www.brasileirosnacovilha.com. Além de mostrar as belezas da região ainda pouco explorada do país, a série visa dar mais espaço aos empreendedores locais a partir do período de desconfinamento orientado pelo governo português.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*