Belmonte terá Consulado Honorário do Brasil

Belmonte, município localizado a 20 quilômetros da Covilhã e cidade natal de Pedro Alvares Cabral vai ter, em breve, um Consulado Honorário do Brasil. A informação que já havia sido avançada pela Câmara Municipal foi confirmada por Carlos Simas Magalhães, Embaixador do Brasil em Portugal.

A partir de agora, com a confirmação oficial, o município e a Embaixada do Brasil passam a trabalhar com mais força para definir o nome do Cônsul e também da data de abertura dos serviços. A ideia da Câmara Municipal de Belmonte era inaugurar o espaço em 18 julho de 2020, com uma apresentação do sambista Martinho da Vila, porém a pandemia global do novo Coronavírus adiou toda a programação. Novas reuniões serão agendadas em breve para a definição de uma nova data.

Intermediado pelo conhecido escritor português João Morgado, o Brasileiros na Covilhã conversou com o Embaixador Simas Magalhães (foto abaixo) que confessou ter ficado impressionado com a preservação histórica e a vertente cultural que há em Belmonte e referenciou que o que mais lhe chamou atenção foi ter a bandeira brasileira tremulando no alto do Castelo da cidade.

As principais funções de um Consulado Honorário, para além da defesa dos direitos e a assistência, emergencial ou não, aos membros da comunidade brasileira (residentes ou de passagem) em sua jurisdição, são a prestação de serviços ao cidadãos que necessitem der serviços referentes ao Posto Consular que se subordina (neste caso, Lisboa), organização de encontros e atividades que envolvam a comunidade brasileira local, desenvolvimento de relações comerciais, econômicas, culturais e científicas do Brasil.

Segundo o presidente da Câmara de Belmonte, António Pinto Dias Rocha, alguns nomes já foram indicados para ocupar o posto de Cônsul Honorário e agora estes vão passar por avaliação dos serviços das Relações Exteriores do Brasil e de Portugal para que uma decisão seja tomada.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*