Nos últimos anos as universidades portuguesas têm recebido cada vez mais estudantes estrangeiros, em sua maioria brasileiros. De acordo com relatório divulgado em 2019 pelo Ministério da Educação de Portugal, os alunos brasileiros correspondem a mais de 30% dos 45 mil estudantes estrangeiros matriculados no ensino superior.
Em uma pesquisa publicada em 2018, as professoras Juliana Iorio e Maria Lucinda Fonseca apontam que a procura de universidades portuguesas por estudantes brasileiros acontece por três principais motivos; pelas políticas do Brasil de fomento à mobilidade acadêmica internacional, pela promoção de estratégias de captação de estudantes estrangeiros por parte das instituições de ensino superior em Portugal e, sobretudo, pelo compartilhamento da língua portuguesa entre os dois países
A Universidade da Beira Interior (UBI) foi uma das primeiras instituições de ensino portuguesa a desenvolver um programa para captação de alunos brasileiros. Atividades que começaram com a assinatura de protocolos com universidades brasileiras, hoje se expandem para a divulgação do trabalho da UBI diretamente nas escolas de ensino médio no Brasil. Soma-se a isso as ações desenvolvidas pela UBI já na Covilhã, na recepção e manutenção dos estudantes na Covilhã.
O trabalho desenvolvido compensou, e hoje cerca de 20% dos estudantes da UBI são estrangeiros. Tanto que a universidade possui páginas no seu website voltadas especificamente para o público de países de língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, mas também para países como China, Equador e Estados Unidos.

da Sessão e vai falar sobre a UBI
Durante a I Sessão de Esclarecimentos à Comunidade Brasileira, que ocorre na próxima quinta-feira (5), o Vice-Reitor para área de Ensino, Internacionalizações e Saídas Profissionais da UBI, professor João Canavilhas, vai falar sobre Internacionalização da UBI e os serviços disponíveis na universidade voltados para os alunos estrangeiros, bem como as próximas estratégias a serem desenvolvidas pela instituição para acolher esses estudantes.


Parabéns pelo belíssimo evento