Do Brasil para Portugal: a importância da adaptação no processo de aprendizagem da criança

Na próxima quinta-feira, dia 5 de março, o blogue Brasileiros na Covilhã realiza a I Sessão de Esclarecimentos à Comunidade Brasileira. O evento, que acontece no auditória da Mutualista Covilhanense, tem como um de seus principais temas a educação de crianças e adolescentes no contexto de mudança escolar.

O professor João Sá Pinho, diretor pedagógico da escola Conservatório de Música da Covilhã, é o convidado para abordar o assunto. Com 15 anos de experiência na área da educação, o professor salienta que, nos últimos anos, o número de estrangeiros representa 14% dos alunos matriculados na escola. Desse percentual, 40% são brasileiros.

Com referimos em uma postagem anterior, o sistema de ensino português possui muitas diferenças em relação ao brasileiro. Diferenças que incluem desde a nomenclatura dos níveis de ensino -sendo fundamental e médio no Brasil, enquanto em Portugal é básico e secundário- até os horários das aulas. Com a intenção de atender a demanda dos estudantes estrangeiros, a escola Conservatório de Música da Covilhã realiza um trabalho de adaptação que inicia com o diagnóstico da criança em todas as dimensões. De acordo com professor Sá Pinho é com base nessa avaliação que se define uma estratégia de intervenção personalizada, tendo em consideração as necessidades, particularidades, expectativas e motivações de cada criança.

Com o aumento do número de famílias brasileiras que tem vindo para Portugal, é importante para os familiares terem em conta as melhores condições de adaptação para as crianças e adolescentes. “A adaptação da criança vai condicionar todo o seu percurso. Se o aluno não sente a escola sua, criando laços com a comunidade e identificando-a como um espaço de conforto, dificilmente reunirá as condições para que aprenda de forma profícua” destaca o professor João Sá Pinho.


João Sá Pinho é licenciado e mestre em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É Diretor Pedagógico do Ensino Regular (Pré-escolar, 1º e 2º ciclo) na escola Conservatório de Música da Covilhã.

Acompanhe mais informações sobre o processo de adaptação escolar na I Sessão de Esclarecimentos à Comunidade Brasileira. Dia 5 de março, às 18h, no auditório da Mutualista Covilhanense.

Sobre brasileirosnacovilha 213 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*