Blog comemora cinco anos com sessão de esclarecimentos para brasileiros

No mês de janeiro o blog Brasileiros na Covilhã celebrou cinco anos de existência. Para comemorar o marco alcançado, a página realiza no dia 5 de março, no auditório da Mutualista Covilhanense, uma sessão de esclarecimentos para a comunidade brasileira na cidade. O evento começa às 18hs e traz para a Covilhã uma representação do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a versão móvel do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM).

De acordo com um dos editores do Brasileiros na Covilhã, o jornalista Fábio Giacomelli, o intuito do evento vai além de celebrar os cinco anos do blog. “Queremos promover um encontro da comunidade brasileira para integração e para esclarecimentos de questões burocráticas como a obtenção da autorização de residência, emprego, educação e saúde” comenta.

Para abordar os temas propostos, o evento conta com a colaboração de um grupo de profissionais. O farmacêutico Dr. João Matias, por exemplo, irá explicar sobre os serviços de saúde fornecidos pela Mutualista Covilhanense, associação criada há 125 anos para prestar cuidados de saúde e que conta, atualmente, com um centro clínico, Centro de Dia para idosos e uma farmácia.

Como referimos no post “Covilhã para família: instituições de ensino do pré-escolar ao ensino médio”, o sistema de educação em Portugal é diferente do que existe no Brasil. Por esse motivo, o modo de integração das crianças e das famílias estrangeiras deve ser considerada. Para comentar sobre o sistema de ensino português, o evento conta com a fala do diretor pedagógico da escola Conservatório de Música da Covilhã professor João de Sá Pinho.

Uma das instituições responsáveis pela vinda de brasileiros para a cidade da Covilhã é a Universidade da Beira Interior, que, através do seu programa de internacionalização, atraiu mais de 500 estudantes oriundos do Brasil. O Vice-Reitor de Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais da UBI, professor Dr. João Canavilhas, é um dos oradores da sessão de esclarecimentos para comentar sobre os projetos da universidade.

Alto Comissariado para as Migrações envia representante para a Covilhã

O ACM é um instituto público criado para intervir em políticas públicas sobre migrações e que está em dependência direta da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal. O Alto Comissariado tem como missão promover políticas de que privilegiam a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a valorização de da diversidade entre culturas, etnias e religiões. Entre os serviços oferecidos pelo ACM estão o fornecimento de apoio legal ao migrante, informações sobre obtenção de autorização de residência, apoio ao empreendedor migrante, entre outros, através de centros e gabinetes.

Os Centros Nacionais de Apoio à Integração do Migrante (CNAIM) foram criados em 2004 resposta às várias dificuldades sentidas pelos imigrantes, no seu processo de integração em Portugal. Concentrados num espaço físico comum, os gabinetes e serviços trabalham em estreita colaboração e visam, de forma completa e integrada, prestar apoio, informar, encaminhar, aconselhar e, por vezes, desenvolver atividades de mediação, nas questões que são colocadas pelos clientes. Atualmente, existem três Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), localizados em Lisboa, Porto e Faro.

Como o país tem recebido cada vez mais estrangeiros, o Alto Comissariado para as Migrações sentiu a necessidade de levar o atendimento do CNAIM a outras localidades e, dessa forma, criou no início de 2019 o CNAIM Móvel. O serviço é constituído por uma equipe especializada que se dedica ao atendimento local dos cidadãos migrantes, em cooperação com os parceiros locais. Os atendimentos são efetuados por técnicos especializados, que procuram esclarecer e encaminhar os cidadãos sobre as mais variadas questões do quotidiano do migrante, como a regularização da permanência em Portugal, o acesso à nacionalidade portuguesa, o reagrupamento familiar e o acesso à saúde e à educação.

Na sessão de esclarecimentos promovida pelo blog Brasileiros na Covilhã, o ACM será representado pela Dra. Susana Oliveira. Após o evento, o CNAIM Móvel ficará à disposição do público para auxílio com questões burocráticas.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*