Cheguei na Covilhã. E agora?

Aqui no blog você pode encontrar desde dicas pré-viagem que versam sobre solicitação do visto e o que trazer na mala, até como chegar na aqui vindo de Lisboa ou Porto.

Mas, chegou a hora de falarmos sobre as principais situações a resolver assim que chegar na Covilhã. Por isso, as dicas abaixo são um passo-a-passo para facilitar a sua vida após a chegada na cidade.

    1) Entregar a documentação na UBI   A sua matrícula foi feita online. Mas toda a documentação enviada previamente de forma digitalizada, tem que ser apresentada nos Serviços Acadêmicos da universidade, localizado junto ao Polo Principal, na Rua Marquês de Avila e Bolama. Junto dos documentos enviados previamente submetidos, você deve entregar uma fotografia 3×4 e sua carteira de vacinação. Só após essa entrega, você estará regularizado perante a Universidade para começar a frequentar as aulas.

  2) Fazer o Número de Contribuinte (NIF)   Para fazer o Número de Identificação Fiscal ou Número de Contribuinte (NIF), você deve ir até a repartição das Finanças da Covilhã. Localizada na Av. Frei Heitor Pinto, 12, acompanhado de um cidadão português, de um brasileiro que resida em Portugal há mais de 180 dias ou portando um documento da UBI, a ser solicitado nos Serviços Acadêmicos justamente para este fim e seu passaporte. A repartição das Finanças funciona de segunda à sexta, das 09h às 15h30min. O custo é de aproximadamente 11 euros.

  3) Comprovante de Residência   Se você foi classificado em alguma das residências da Universidade, deve procurar o escritório dos alojamentos, localizado na Resdiência I (Branca), em Santo António, e solicitar um comprovante de endereço. A entrada, neste ano, acontece a partir do dia 04 de setembro. Para quem for residir fora da Universidade, deve solicitar ao locatário um comprovante de residência registrado na Junta de Freguesia. Esse comprovante será útil para abrir a conta bancária e também para renovar o visto no SEF em Castelo Branco.

4) Abrir uma conta bancária   A conta bancária é obrigatória caso o novo morador não seja financiado por uma bolsa governamental ou porte um cartão recarregável tipo Travel Money. Será essa conta bancária a sua comprovação de receber valores e também de efetuar transações financeiras para apresentar ao SEF sempre que precisar renovar o visto. A escolha da instituição bancária fica a cargo do novo morador e a documentação pode variar de uma para a outra. Porém, todas pedem passaporte, comprovante de residência e Número de Contribuinte.    

Outras dicas:

>> Serviços de Saúde na Covilhã

>> Telefonia Móvel

>> Supermercados e Mercado Municipal

Sobre brasileirosnacovilha 213 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

19 Comentários

  1. Vou fazer mestrado, estou indo com dois filhos pequenos, mas residência universitárias da UBI há apartamentos para família?
    Como faço para matricular meus filhos estando aqui no Brasil?
    Vou em Setembro, me informei que em Abril começam as matrículas para o primeiro ciclo.
    Como posso fazer?
    Obrigada

  2. Eu e minha namorada iremos estudar na UBI em setembro de 2018, gostaria de saber se tem algum alojamento da própria Universidade que nos aceitaria no mesmo quarto. Obrigado!!

  3. Olá Erick! Não há quartos compartilhados dessa forma nas residências. Vocês teriam que ver uma oferta fora da universidade. Há algumas moradias que tem esse tipo de quarto. Veja opções em alojamento.ubi.pt onde tem as ofertas de fora da instituição

  4. Olá,meu nome é Janis sou de São Paulo e meu filho vai se candidatar a uma vaga no curso de Relações Internacionais, caso ele consiga a vaga eu e meu marido vamos morar com ele em Covilhã. Você tem o contato de alguma imobiliária para arrendarmos uma moradia próxima a Universidade? E qual seria o trâmite para solicitar o NIF, pois o comprovante de residência vai estar no meu nome e a conta bancária será necessária? Vou com o visto D7 e ele com o de estudante. Obrigada pela sua atenção.

  5. Olá meu nome é Benedito Madian, tenho duas dúvidas, posso ter a sua ajuda?
    1. A matrícula online é a mesma coisa de inscrição? É apenas um procedimento?

    2.Percebi que após a matrícula online devo comparecer aos Serviços Acadêmicos com a documentação enviada na candidatura, além da foto 3×4 e carteira de vacinação.
    Onde consigo a Carteira de Vacinação? Se trata da Carteira Internacional de vacinação fornecida pela ANVISA?

  6. Olá Benedito! A matrícula online é a confirmação da vaga pós-aprovação. Você pode entregar toda a documentação ao chegar em Portugal, antes de frequentar a primeira aula. Não precisa vir agora. Quanto a carteira de vacinação, sim, é a fornecida pela Anvisa.

  7. Minha filha vai começar a ir pra UBI agora, visto no Brasil demorou muito pra sair. Vocês tem alguma orientação de como a faculdade age nesse caso com os alunos. Os testes já começam no dia 09 e será inviável fazer. Obg

  8. Olá! O melhor é enviar um e-mail ao diretor do curso, comunicando o atraso no visto e perguntando se ele recomenda que ela venha agora, e consiga recuperar os testes ou começar em fevereiro, no segundo semestre letivo e depois recuperar o primeiro semestre durante o restante do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*