Dica de Saúde: Proteção solar

As Dicas de Saúde tem o apoio da Farmácia São João

O Sol é necessário à vida e possui benefícios reais. No entanto, com a onda de calor anunciada para os próximo dias é necessário moderação, pois a radiação UVA e UVB, pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele, danos oculares, enfraquecimento do sistema imunológico, reações foto-alérgicas e fototóxicas e até câncer de pele. 

O melhor tratamento é a prevenção através da proteção solar. No caso de exposição solar, existem algumas regras que se devem respeitar:
 • Evitar a exposição nas horas de maior intensidade solar; 
• Aplicar o protetor solar antes da exposição(duas camadas em vez de uma); 
• Renovar a aplicação, frequentemente, sobretudo após o banho ou se transpirar excessivamente; 
• Não se esqueça do protetor labial e do uso de óculos escuros; 
• Não expor crianças à luz direta do sol. Após cada banho, deverá secar-se a criança com uma toalha e renovar a aplicação do protetor solar específico. 
Efeitos negativos do sol na pele 
Existem muitas complicações adversas que podem ser causadas pela exposição excessiva ao sol. Algumas das complicações adversas comuns são:

Queimaduras solares: A queimadura solar é a forma mais comum dos danos causados pelo sol e é principalmente causada pelos UVB. É caracterizada por pele vermelha e com bolhas. Estes sintomas podem não aparecer imediatamente e demorar até cinco horas a manifestar-se. Pode prevenir-se a queimadura solar através da aplicação de protetor solar diariamente, mas também pela diminuição da exposição solar quando os UV estão mais fortes (entre as 10h e as 16h). O tratamento de queimaduras solares passa por arrefecer a pele para aliviar a dor e a inflamação. Isto inclui aplicar um pano frio na área afetada e usar produtos pós-sol para refrescar e acalmar a pele. Deve consultar o médico, em casos graves de queimadura solar, caso se sinta fraco, desidratado e com muitas bolhas. 
Alergias ao sol: A Erupção à Luz Polimórfica (EPL) é a forma mais comum de alergia e é diagnosticada em 90% dos pacientes com alergias ao sol. As alergias ao sol são originadas pelo stress oxidativo causado por radicais livres resultantes dos UVA e – em menor proporção – UVB. Os sintomas de ELP são recorrentes e aparecem um ou dois dias após exposição aos UV. 
A acne aestivalis (acne de Maiorca) acontece quando a radiação UV se combina com certos ingredientes de cosméticos tópicos ou protetores solares, tais como loções, causando irritação e inflamação dos folículos sebáceos. A acne aestivalis afeta mais os jovens e as mulheres de meia idade (25-40 anos). Os seus sintomas são muito semelhantes a EPL e por vezes é difícil distingui-los. A acne de Maiorca é causada pela combinação de exposição solar com alguns cosméticos. 
Como escolher o protetor solar? 
Os protetores são uma ferramenta cujo benefício depende de como são utilizados. Protegem a pele da radiação ultravioleta (UV) e atuam absorvendo, refletindo ou dissipando a luz solar. Os mais comuns no mercado são uma combinação de dois ou mais agentes fotoprotetores de modo a protegerem dos UVB e também UVA. Existem os ecrãs físicos e químicos. 
Ecrãs físicos: 
• Absorvem, refletem ou dissipam a radiação visível e os UV; 
• São essencialmente o óxido de zinco, dióxido de titânio, óxido magnésio, talco, cloreto 
• crianças, especialmente nas zonas de pele sensível (nariz, orelhas e lábios); 
• Tradicionalmente mais opacos e de difícil remoção, já existem ecrãs físicos micronizados e fluidos que reduzem a sua visibilidade na pele. Também existem coloridos, para que as crianças colaborem com a aplicação como se tratasse de uma brincadeira.
 Ecrãs químicos: 
• Os agentes químicos atuam como filtros protetores por absorverem a radiação UV; 
• Podem ser apresentados na forma de cremes geles, loções sprays ou espuma; 
• São transparentes e criam um fino filme transparente quando aplicados na pele o que os torna cosmeticamente agradáveis. 
A proteção solar ideal tem de ser escolhida tendo em conta a sensibilidade da pele de cada indivíduo (pigmentação da pele) e intensidade da radiação solar. Existem diversas alternativas no mercado, pode assim optar pelos cosméticos mais adequados à sua pele. 
No caso de ter a pele normal a mista, opte por texturas mais fluidas, oil-free, não comedogênicas como o ANTHELIOS XL FPS 50+ FLUIDO ULTRALEVE (foto a esquerda).
Para uma pele seca a muito seca deve optar por texturas cremosas que garantam nutrição e conforto como o ANTHELIOS XL FPS 50+ CREME CONFORTO (foto a direita).

Não se esqueça de voltar a aplicar o seu protetor solar de duas em duas horas ou sempre que dá um mergulho, de modo a garantir máxima proteção. Em relação ao bronzeado, não se preocupe, o seu protetor solar permite que bronzeie. Algumas alternativas indicadas para o corpo podem ser linha Anthelios abaixo:
Os cosméticos indicados, encontram-se disponíveis na Farmácia São João, localizada na Rua Marquês d’ Àvila e Bolama, 342. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Farmácia pelo telefone 275 323 699.
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*