quarta-feira, 17 de abril de 2019

Covilhã e Fundão lançam candidatura conjunta aos Campeonatos Nacionais Universitários de 2020

AAUBI, UBI, Covilhã e Fundão unidos na candidatura
aos CNU's 2020. Foto: Fábio Giacomelli
A Universidade da Beira Interior (UBI) e sua Associação Acadêmica (AAUBI), apoiada pelos municípios da Covilhã e do Fundão apresentaram sua candidatura para sediar os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU's) de 2020 e mostrou que, ao unir as quatro forças, há toda a infraestrutura necessária para suprir as necessidades dos 2500 atletas que, durante duas semanas disputam a competição. 

Na abertura, foi apresentado o logo da candidatura, que traz as duas serras (Estrela e Gardunha), com o Rio Zêzere, dando a simbologia que a Beira Interior que passar ao resto do país durante todo o período de candidatura e, se sair vencedora, de realização dos campeonatos. Para Afonso Gomes, presidente da AAUBI, o esporte deve ser um componente basilar para captar alunos e, ao ser a AAUBI a maior Associação Acadêmica fora do eixo Braga-Lisboa, que essa tem todas as condições de realizar tal evento. E, reforçou que, caso a candidatura seja escolhida, cada atleta que estiver nessa disputa, vai plantar uma árvore nas serras para ajudar a reflorestar o que o incêndio já devastou.

Logotipo oficial da Candidatura
Reprodução/Divulgação AAUBI
Após a apresentação por parte do mandatário da AAUBI, foi a vez dos representantes dos municípios que dão o suporte a candidatura terem espaço para reforçá-la. Vitor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã ressaltou que trata-se de uma candidatura forte, objetiva e pujante, que tem razões infindáveis para realização do evento aqui e que tem total confiança e expectativa de ser a próxima sede.  Já Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara do Fundão ressaltou a força dos municípios e disse ser a candidatura um sinal para que Covilhã e Fundão mostrem-se como cidades competitivas perante o resto do país, pois o esporte é uma alavanca para economia regional. 

O anfitrião do encontro, António Fidalgo, reitor da UBI, falou na sequência e disse quer realizar os jogos aqui pois sabe que o esporte transforma a sociedade e reforçou que com a ajuda de todo o material humano disponível a UBI, Covilhã e Fundão são capazes de ser grandes sedes para os CNU's 2020.

Após a fala de Fidalgo, a candidatura foi entregue de forma oficial a Daniel Monteiro, presidente da Federação Acadêmica do Desporto Universitário (FADU) que disse ver nesta candidatura um enorme simbolismo da ação do desporto, ao unir duas autarquias, a Associação Acadêmica e a Universidade numa troca de sinergia positiva que, em sua visão, é muito importante para a realização deste tipo de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário