Covilhã e Fundão escolhidas como sedes dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2020

AAUBI, UBI, Covilhã e Fundão na apresentação da candidatura
vencedora aos CNU’s 2020. Foto: Fábio Giacomelli

Depois de uma disputa com Lisboa, a Federação Acadêmica do Desporto Universitário (FADU) confirmou que os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de 2020 serão disputados nos municípios da Covilhã e do Fundão, após candidatura apresentada pela   Universidade da Beira Interior (UBI) e sua Associação Acadêmica (AAUBI). Dessa forma, no próximo ano, serão recebidos na Beira Interior cerca de 2500 atletas que, durante duas semanas vão disputar a competição. 

A candidatura, apresentada um dia antes da oficialização, traz, como logotipo as duas serras (Estrela e Gardunha), com o Rio Zêzere, para simbolizar alguns dos patrimônios naturais que a Beira Interior quer passar ao resto do país durante todo o período de preparação para a realização dos campeonatos. Para Afonso Gomes, presidente da AAUBI, o esporte deve ser um componente basilar para captar alunos e, ao ser a AAUBI a maior Associação Acadêmica fora do eixo Braga-Lisboa, que essa tem todas as condições de realizar tal evento. No dia do lançamento da candidatura, o presidente da AAUBI ainda reforçou que cada atleta que estiver nessa disputa, vai plantar uma árvore nas serras para ajudar a reflorestar o que o incêndio já devastou.

Logotipo oficial da Candidatura
Reprodução/Divulgação AAUBI

Após a fala por parte do mandatário da AAUBI, foi a vez dos representantes dos municípios que dão o suporte para a realização do evento reforçaram a possibilidade de, por mais uma vez, os jogos aqui se realizarem. Vitor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã ressaltou que trata-se de uma candidatura forte, objetiva e pujante, que tem razões infindáveis para realização do evento aqui e que tem total confiança e expectativa de ser a próxima sede.  Já Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara do Fundão ressaltou a força dos municípios e disse ser a candidatura um sinal para que Covilhã e Fundão mostrem-se como cidades competitivas perante o resto do país, pois o esporte é uma alavanca para economia regional. 

O anfitrião do encontro, António Fidalgo, reitor da UBI, falou na sequência e disse quer realizar os jogos aqui pois sabe que o esporte transforma a sociedade e reforçou que com a ajuda de todo o material humano disponível a UBI, Covilhã e Fundão são capazes de ser grandes sedes para os CNU’s 2020.
A confirmação da escolha deu-se em comunicado publicado pela FADU em seu site, onde diz: “A FADU atribuiu as Fases Finais 2020 à candidatura da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) para a Covilhã e Fundão e integra no seu programa todas as Fases Finais de modalidades coletivas com zonas de apuramento e os CNU Diretos de Hóquei em Patins feminino e masculino, Rugby feminino e Atletismo Estrada.”

Ainda conforme o site da FADU, a  proposta da AAUBI engloba um total de sete modalidades coletivas: Handebol, Basquetebol, Futsal, Rugby 7, Voleibol, Hóquei em patins e Futebol 11, com a inclusão das provas de Atletismo de Estrada. A competição terá jogos nos pavilhões 1 e 2 da UBI, no pavilhão Clube Desportivo da Covilhã, no Complexo Desportivo da Estação, no Complexo Desportivo da Covilhã, no Pavilhão Unidos Futebol Clube do Tortosendo, no Pavilhão Municipal do Fundão, no Pavilhão Associação Desportiva do Fundão e ainda no Pavilhão Gimnodesportivo de Valverde.

Post Atualizado em 18/04/19 – 23:55hs

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*