quinta-feira, 28 de março de 2019

Estudantes da UBI premiados em diversos concursos

Ana Rita Oliveira venceu concurso da Nike.
Imagem/Reprodução: www.ubi.pt
O ano ainda está só no começo, mas a Covilhã já está em destaque nos concursos europeus. Tudo isso porque alunos da Universidade da Beira Interior estão vencendo destas disputas com projetos que nascem dentro da Universidade e mostrando ao mundo tudo que a instituição covilhanense tem a oferecer. 

Primeiro foram os alunos de arquitetura Janine Ayoub e Mantas Sevelkovas, que venceram o Prêmio We Are Water, que busca valorizar as questões ambientais. O título da ideia apresentada é “2WC - 2Ways Sustainability”. “Esta proposta considera a relevância do mundo em mudança e onde cada vez mais se percebe a importância de agir de modo sustentável”, segundo os seus autores. A ideia era mostrar a possibilidade de se aplicar estas preocupações na arquitetura, independentemente da dimensão do projeto. 

Outra a vencer um grande concurso foi Ana Rita Oliveira, aluna da Licenciatura em Design de Moda, que venceu o concurso “Nike Air Max 720 Design Concept”. A competição da Nike desafiou alunos de todas as escolas de moda nacionais a pensar e apresentar ideias inovadoras para a customização do modelo “Nike Air Max 720”.

A estudante da UBI levou à competição o projeto designado “Marble”, que foi apresentado como a união de “dois conceitos opostos”. Por um lado “a praticidade representada pelos tênis” e, por outro, “uma posição de luxo representada pelo padrão mármore e os fragmentos de quartzo”, de acordo com a descrição que acompanhou o modelo. “A filosofia embutida neste produto de design é a importância de realçar o luxo e o lado prático de uma mulher associado ao conforto disponibilizado pela Nike”, referia ainda.

Ainda em destaque esteve a UpHill, uma spin-off da UBI na área da Saúde que recebeu investimento de importantes entidades nacionais e caminha para a internacionalização. Serão investidos cerca de 600 mil euros, montante que resulta de uma captação de verbas que envolveu o Grupo Luz Saúde, a Busy Angels e a Caixa Capital. A spin-off foi criada há três anos e desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, permitindo às unidades de saúde melhorar a gestão da qualidade. Ao mesmo tempo, através da formação continuada, ajuda os médicos a tomar decisões mais eficazes para cada caso clínico, com vista a obter melhores resultados e maior segurança para o paciente. Os produtos comercializados pela UpHill são o UpEvents e o UpSim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário