segunda-feira, 18 de março de 2019

Dica de Saúde: a importância de uma pele hidratada

Estamos em uma época do ano onde as temperaturas variam bastante. E, estas diferenças de temperatura, deixam muitas vezes a nossa pele sensível e seca, uma vez que, para se adaptar às necessidades do nosso corpo e manter a nossa temperatura corporal, perde hidratação. 

As mulheres são mais suscetíveis que os homens de ter uma pele desidratada, pois têm menos gordura corporal. 

Como saber se a pele está seca e desidratada? 

Os sintomas passam por uma descamação da pele, prurido acentuado, vermelhidão excessiva e em casos extremos o aparecimento de feridas. Estes afetam mais as mãos e o rosto, pois são os locais do nosso corpo que, nesta altura do ano, estão mais expostos. Para evitar tudo isto, a Farmácia São João contribuí com algumas dicas de saúde para o seu bem-estar: 

-> Beber muita água ou chá é uma medida muito importante para tratar bem do nosso corpo e, para a nossa pele isso não é exceção. No entanto, é necessário ter alguns cuidados com os chás que contêm cafeína como é o caso do chá verde e do chá preto, pois o consumo exagerado de cafeína pode trazer outros problemas. 

-> Não tomar banhos prolongados e de água muito quente. Os banhos, principalmente nas alturas mais frias do ano não devem exceder os 15 min e a água deve ser morna de forma a evitar a secura da pele. Ao sair do banho é importante utilizar uma toalha de um tecido suave e a limpeza deve ser feita com pequenos toques e não esfregar. 

-> Uma boa alimentação longe de “fast food” e de excesso de cafeína. Esta deve ser equilibrada e com todos os tipos de alimentos de forma a fornecer ao organismo as vitaminas necessárias. 

-> Proteger o corpo das baixas temperaturas e do vento. Utilizar luvas, gorro e cachecol juntamente com proteção solar nas zonas mais expostas. 

Outra ajuda muito importante para manter a nossa pele saudável e hidratada é a utilização de creme hidratante de corpo, mãos e pés, gel de duche que respeite o pH da pele, batons hidratantes e ainda um bom protetor solar. Parece difícil encontrar tudo isto, mas na Farmácia São João temos tudo o que precisa. 

-> Lipikar Gel Lavant, de La roche-posay®, é uma boa hipótese para o duche. Respeitando o pH da pele e adaptado ao couro cabeludo, este gel protege a pele mais sensível das agressões externas, pois na sua constituição podemos encontrar Manteiga de Karité, um relipidante e niacinamida, um apaziguante que ajuda na restauração da barreira cutânea. 

-> Creme hidratante ou loção hidratante, da CeraVe®. Ideal para depois do banho, constituído por três ceramidas essenciais e ácido hialurônico, o que confere uma hidratação ao longo do dia. Não tem perfume o que se torna numa ótima opção para peles sensíveis. 

-> Loção Facial Hidratante com FPS 25, da CeraVe®, hidrata o rosto e confere-lhe já alguma proteção solar. A sua textura é não comedogênica, isto é, não vai obstruir os poros. Ao mesmo tempo vai proteger a barreira cutânea, restaurando-a. 

-> Creme de mãos da Vichy®, ideal para reduzir a vermelhidão, as irritações e as fissuras cutâneas. 

-> Batons da Neutrogena®, Carmex® e Vichy®, todos eles ideais para uma hidratação completa para os lábios, alguns também com fator de proteção solar. A apresentação pode variar entre boião, bisnaga clássica ou ainda sticks clássicos. 

-> Água termal, de La roche-posay®. Indicada para apaziguar a pele nas alturas com mais prurido e desconforto. Confere hidratação e devido aos seus constituintes como minerais e oligoelementos, o Selênio, por exemplo, torna-se um ótimo antioxidante e suavizante diminuindo a intolerância da pele aos fatores externos. 

Existem ainda outras possibilidades de produtos de hidratação que podem encontrar na Farmácia São João. Qualquer dúvida, basta contactar-nos pelo 275 323 699 ou presencialmente na Rua Marquês d’Ávila e Bolama, nº342.

Nenhum comentário:

Postar um comentário