Bibliotecas da UBI: um espaço para partilha de conhecimento

Biblioteca Central possuí salas internas para
leitura, onde o silêncio é exigência.
Foto: Fernando Rocha

Para dar sequencia às postagens solicitadas por nossos seguidores, que pedem que apresentemos as estruturas da Universidade da Beira Interior, hoje mostramos um pouco da Biblioteca Central. 

Localizada junto ao Polo Principal, na Rua Marques de Ávila e Bolama, a Biblioteca, de cara, faz um convite sugestivo aos que a visitam: “Ubi Sapientia, ibi Libertas”, que traduzido do latim, significa “Onde há sabedoria, há liberdade”.
Originalmente instalada onde hoje fica o CREA (Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem, junto à Parada), a Biblioteca logo teve que mudar para um prédio maior. A importância de ter um acervo estruturado e em constante atualização, com grande espaço para os alunos, foram os principais motivos para a troca de prédio. 
De lá pra cá, muitas outras mudanças foram feitas. Cadastro online do acervo, integração com as outras bibliotecas da Universidade, protocolos e assinaturas de revistas e banco de dados para que os alunos possam usufruir de documentos digitais pagos, acesso por cartão universitário individual e, principalmente, o funcionamento 24 horas por dia e sete dias por semana de quase todos espaços da Biblioteca Central (com exceção das salas interiores de leitura).

Potencializado por esse movimento de abertura 24 horas por dia, o então diretor da biblioteca, Professor José Rosa, ressaltou, em uma entrevista em 2017,  que “em apenas um dia de janeiro de 2017 mais de duas mil pessoas frequentaram o espaço”. Reforçando o sentido da Biblioteca ser o Coração Pulsante da Universidade.
Foto: Fernando Rocha
Além da Biblioteca Central, a UBI possui, ainda, outras duas bibliotecas. Cada uma em um pólo diferente. A Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde. Apesar de estarem situadas nestes polos, os alunos podem requisitar livros em qualquer uma das bibliotecas. 
Para solicitar e retirar os livros é simples: basta apresentar o seu Cartão de Identificação da UBI. Cada estudante pode retirar até oito livros de uma única vez e tem um prazo de 20 dias para devolvê-los (sem contar as renovações). O aluno deve estar atento ao prazo de entrega, pois o atraso acarreta no pagamento de multa por dia e por livro.
Biblioteca online
Através do endereço catalogo.ubi.pt você pode pesquisar os livros que a biblioteca possui e que sejam do seu interesse, reservar livros, sugerir livros para que a UBI adquira e ainda renovar o empréstimo dos livros já retirados. Mas atenção: você só pode renovar a data de entrega do livro por duas vezes. Caso você não consiga renovar a data de entrega observe se o livro já não está reservado por outra pessoa.
Horário de Funcionamento
Biblioteca Central
24 horas por dia, 7 dias por semana (Halls, Sala Aberta, Salas de Trabalho em Grupo, Sala São Martinho)
Livros podem ser retirados de segunda à sexta, das 9h00 às 20h00 e nos sábados das  9h00 às 13h00
Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Dias Úteis: 9h00 às 20h00
Sábado: 9h00 às 13h00
Domingos: Encerrada
Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde
Dias Úteis: 9h00 às 20h00
Sábados e Domingos: Encerrada
Cartão de Leitor Externo

Pessoas externas a UBI também podem usufruir do acervo da instituição. A Biblioteca oferece a possibilidade de qualquer pessoa portar o Cartão de Leitor Externo para que possa, assim, acessar a Biblioteca e ter acesso às obras lá arquivadas. Para ter acesso ao cartão o leitor externo precisa fazer sua inscrição neste formulário, depois ir até a Biblioteca Central onde deve fazer o pagamento das taxas (5 euros para a emissão do cartão e 10 euros para anuidade). 
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*