quarta-feira, 7 de novembro de 2018

UBI vai ter gabinete para apoio ao estudante estrangeiro

Teresa Fernades (Mixin), Nuno Jerónimo (UBI) e Ana Silva (UBI)
Foto: Tâmela Grafolin
  Em sessão de esclarecimentos para alunos internacionais, que aconteceu nessa quarta-feira, 7, a Universidade da Beira Interior oficializou a abertura do Gabinete Mixin, projeto direcionado para auxiliar estudantes estrangeiros em questões burocráticas e de integração na comunidade local.

 O projeto Mixin é uma iniciativa da Câmara Municipal da cidade do Fundão, dentro do Plano Municipal de Apoio à Integração de Migrantes financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM). O plano já possui um gabinete de atendimento ao público no município do Fundão e, a partir da próxima terça-feira, 20 de novembro, também terá um espaço na UBI.

 De acordo com Teresa Fernandes, uma das coordenadoras do projeto, o Mixin trabalha em várias vertentes, que vão desde o apoio à chegada do estrangeiro em quesitos burocráticos, até a sensibilização da comunidade local para a integração dessas pessoas. 

O Gabinete Mixin na UBI funcionará duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, entre as 14h e às 19h no terceiro andar do Polo IV (Polo das Ciências Sociais e Humanas). No local, os estudantes estrangeiros contam com o auxílio gratuito de um técnico que poderá facilitar, encaminhar e apoiar em tudo que diz respeito à lei da imigração, à lei da nacionalidade portuguesa, ao acesso ao trabalho, à saúde, à educação, ao serviço de ação social, entre outros. 

Além do auxílio burocrático, Teresa Fernandes ressalta que o gabinete "não vai ficar fechado em quatro paredes. Nós temos um plano de atividades previstas, que inclui uma série de coisas no âmbito cultural como sessões de Mixcooks, que são sessões de gastronomia internacional, sessões de cinema e outros tipos de eventos".


GABINETE MIXIN

Dias de Funcionamento: Terças e Quintas-Feiras
Horário: 14h - 19h
Local: Polo IV da UBI (Estrada do Sineiro, nº. 56) - 3° andar -  Gabinete 3.34





Nenhum comentário:

Postar um comentário