Dica do Blog: como abrir conta bancária em Portugal

A conta bancária portuguesa é uma das premissas obrigatórias para obtenção da Autorização de Residência (AR). São os extratos de movimentos desta conta que você deve apresentar ao SEF em caso de solicitação de AR ou de renovação de residência. É preciso que o extrato de sua conta apresente movimentos de entrada e saída de valores que comprovem seus sustento em Portugal. Porém, antes disso, é necessário ter a conta. Para isso, neste post, falamos um pouco sobre como abrir a sua conta. 
Vale ressaltar que em Portugal (e na Europa, em geral), os caixas eletrônicos são do sistema Multibanco. Ou seja, você pode fazer saques e pagamentos em qualquer um dos caixas, independente da bandeira bancária. Depósitos, porém, podem ser feitos apenas nas agências do seu banco.
Documentação necessária
De forma básica, os bancos cobram praticamente a mesma documentação para o processo de abertura da conta. São eles: Passaporte ou Autorização de Residência; NIF (Número de Identificação Fiscal); Comprovante de endereço; Depósito inicial (variável entre 50 e 250 euros); Comprovante de Matrícula;
Bancos em Portugal
Nos hiperlinks abaixo, citamos alguns dos bancos portugueses. Em seus sites é possível conhecer a oferta de cada um, as taxas de manutenção que são cobradas e também confirmar quais documentos, além dos básicos supracitados, podem ser exigidos no momento da formalização do contrato com a instituição bancária. 

Dentre os bancos citados, a Universidade da Beira Interior possuí uma parceria com o Santander Totta. O banco tem agências nos polos da instituição e faz uma campanha de abertura de contas na semana de matrículas presenciais.
Além do Santander, uma conta que é bastante utilizada pelos estudantes e que recebemos algumas questões é a do Activo Bank. A grande vantagem de abrir conta no Activobank é não pagar taxas de abertura ou utilização da conta. As anuidades dos cartões também não são cobradas, seja no cartão de débito, crédito ou pré pago. É necessário de depósito inicial de 250 euros.
Banco N26
O Banco N26 é uma instituição financeira alemã que apresenta-se como uma das alternativas para quem deseja uma conta online, sem taxas e comissões mensais. O processo de abertura de conta é feito por meio de uma vídeo-chamada (em inglês ou alemão). É necessário ter um endereço em Portugal para receber o cartão e apresentar seu passaporte durante o contato. Saiba mais sobre o N26 aqui.
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*