Segundo dados da vice-reitoria de Ensino e Internacionalização da UBI, atualmente, cerca de 800 alunos brasileiros estão com matrícula ativa na instituição. A nível de Portugal, de acordo com a Direção Geral de Estatística da Educação e Ciência, Portugal tem, matriculado em seus cursos de Ensino Superior 358 mil estudantes, dos quais 13,7 mil brasileiros. Números que garantem com folga a liderança de país estrangeiro com mais acadêmicos nas universidades portuguesas e, consequentemente na UBI.
Ainda de forma mais ampla, Portugal mantém-se como um dos destinos preferidos para estudantes vindos de fora nos últimos anos. Dados do Jornal de Notícias apontam que, de 2014 para 2018 o número de estrangeiros que obteve diploma em terras lusas quase duplicou, passando de 14 mil para 26 mil diplomas emitidos.
E a cidade da Covilhã é um dos polos que mais movimenta esses estudantes, que atualmente representam cerca de 20% do total de matriculados na UBI e que referem ter encontrado na encosta da Serra da Estrela um excelente resultado que soma a qualidade de ensino da Universidade da Beira Interior com a qualidade de vida do município, segurança, facilidade de locomoção e menores custos em relação aos grandes centros.
Entre os relatos dos estudantes, destacam-se a facilidade de ingresso (Via ENEM para os cursos de graduação) e os processos seletivos 100% online (para mestrados e doutorados). A UBI foi uma das primeiras instituições portuguesas a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Quem opta por esse sistema de candidatura, pode beneficiar-se de um desconto direto, oferecido pela Universidade, de 40% no valor da anuidade de aluno estrangeiro.
Links Relacionados:
Deixe uma resposta