Dica do Blog: o que preciso saber para estudar na UBI

A Dica do Blog de hoje faz um apanhado das dúvidas gerais que nos chegam sobre a Universidade da Beira Interior, aqui na Covilhã. Confira:

Todas as candidaturas, para qualquer um dos ciclos é feita online, via sistema da UBI. Em caso de aprovação, o novo acadêmico só precisa vir à Covilhã para o início das aulas. Todo o processo de envio de documentação é feito por esse sistema, ficando o aluno obrigado a entregar toda a documentação original e apostilada submetida para candidatura, mais as solicitadas para matrícula, antes de frequentar o primeiro dia de aula, sob pena de sua matrícula ser cancelada caso não o faça.

    >> UBI entre as melhores universidades do mundo segundo ranking da THE>> UBI integra programa da ONU

Para candidatar-se aos cursos de GRADUAÇÃO: O concorrente brasileiro candidata-se com sua nota do ENEM. Deve-se atentar para, além da redação, quais das quatro provas do ENEM são exigidas para o curso que optou. Clicando aqui é possível ver todos os cursos disponíveis e quais provas exigidas.  O curso de Medicina não está disponível para estudantes internacionais.  

Os cursos de 1º ciclo da UBI tem um custo fixo de 5 mil euros anuais para estrangeiros, porém a Universidade concede aos alunos oriundos do Brasil ou dos outros países que integram a CPLP e que ingressam pelo Protocolo do Estudante Internacional um desconto imediato de 40%, fixando a anuidade em 3 mil euros.   

A documentação exigida é: Passaporte, Comprovante de Conclusão do Ensino Médio com Apostila de Haia e Boletim do ENEM. A candidatura tem um custo de 30 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa 25 euros + a antecipação de 20% do valor anual. Ambos os pagamentos devem ser feitos via PayPal.   

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.  

>> Conheça mais sobre a Apostila de Haia>> Como faço para enviar um pagamento para a UBI?

Para candidatar-se aos cursos de MESTRADO a documentação exigida é o Passaporte, um Currículum Vitae modelo Europass ou da plataforma Lattes, Diploma de conclusão da Graduação ou Carta de Curso que ateste a conclusão com a Apostila de Haia, Histórico Escolar da Graduação com a Apostila de Haia e Documento com a Nota Média Final da graduação com a Apostila de Haia.  

A anuidade dos cursos de mestrado da Universidade da Beira Interior custa 1200 euros. O valor pode ser parcelado em 4 ou 10 vezes. A candidatura tem um custo de 15 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa mais 15 euros + a antecipação de 20% do valor anual. Ambos os pagamentos devem ser feitos via PayPal.   

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.  

Os cursos de mestrado ofertados pela UBI, seu número de vagas, as disciplinas ofertadas em cada curso e o calendário de candidaturas podem ser conferidos clicando aqui.

>> Conheça os polos e as faculdades da Universidade da Beira Interior>>

VÍDEO: Conheça a Covilhã

Para candidatar-se aos cursos de DOUTORADO: A documentação exigida é o Passaporte, um Currículum Vitae modelo Europass ou da plataforma Lattes, Diploma de conclusão do Mestrado com nota média final e reconhecido com a Apostila de Haia e Histórico Escolar do Mestrado com a Apostila de Haia.  

A anuidade dos cursos de Doutorado da UBI varia entre 1625 euros para os cursos das áreas das Ciências Sociais e Humanas e Artes e Letras e 2000 euros para os cursos das Ciências, Engenharias e Saúde. O valor pode ser parcelado em 4 ou 10 vezes. A candidatura tem um custo de 15 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa mais 15 euros. Valores que podem ser pagos via PayPal.   

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.   Os cursos de Doutorado ofertados pela UBI, seu número de vagas, as disciplinas ofertadas em cada curso e o calendário de candidaturas podem ser conferidos clicando aqui.

Outras informações:

ALOJAMENTOS: A UBI dispõe de aproximadamente 800 camas em alojamentos. Os valores variam entre 105 euros mensais e 140 euros mensais com as despesas de água, luz e gás inclusas. Os quartos são duplos e individuais, com cozinhas e banheiros compartilhados. A candidatura aos alojamentos só é permitida após a confirmação da matrícula e em períodos previamente divulgados. Mais informações podem ser conferidas clicando aqui.   

Há, ainda, a oferta de apartamentos tipo Kitnet, que aqui chamados de T0. Ficam no Convento de Santo António, próximo a Reitoria e aos polos de Artes e Letras e Engenharia. São voltados para professores e investigadores e o contato deve ser feito pelo alojamentogrp@ubi.pt  

A oferta externa a Universidade pode ser consultada nos links indicados neste post do blog ou neste site.    

ALIMENTAÇÃO: 

A UBI dispõe de bares e cantinas em todos os seus polos. Nestas, são oferecidas refeições completas, compostas de sopa, prato do dia, salada, pão, fruta ou sobremesa e água ou suco. O custo da refeição nas cantinas da Universidade é de 2,45 euros. Há outras opções como os bares terceirizados ou o Buffet da Malufa, que fica no Polo Principal. Mais informações podem ser acessadas neste link.

Sobre brasileirosnacovilha 213 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

16 Comentários

  1. Olá pessoal!
    Parabéns pelo blog e pelas ótimas dicas.
    Tenho muito interesse em fazer um mestrado pleno em Covilhã, sobretudo, tenho dúvidas a respeito de bolsas.
    É possível conseguir bolsas ofertadas pela própria instituição, ou também por Portugal?

    Obrigada.

  2. Ei, pessoal adorei o blog. Realmente é bem explicadinho, porém tenho uma dúvida: Faço licenciatura em Letras -Portugues no Instituto Federal do Espírito Santo ( Brasil) e falta apenas 1 ano para concluir. Gostaria de transferir o curso pra UBI, existe algum processo específico para essa transferência sem o uso da nota do Enem? Obrigada , pessoal.

  3. Ei, pessoal adorei o blog. Realmente é bem explicadinho, porém tenho uma dúvida: Faço licenciatura em Letras -Portugues no Instituto Federal do Espírito Santo ( Brasil) e falta apenas 1 ano para concluir. Gostaria de transferir o curso pra UBI, existe algum processo específico para essa transferência sem o uso da nota do Enem? Obrigada , pessoal.

  4. Olá! Ficamos felizes em ajudar! Sobre sua dúvida, é possível sim fazer a transferência de instituição. No entanto, você deve ficar atenta às datas limites para solicitação de transferência. No ano letivo 2017/2018 as inscrições ocorrem em maio (primeiro semestre) e em setembro (segundo semestre). Você pode verificar esses prazos nesse link http://www.internacional.ubi.pt/ficheiros/Calend%C3%A1rio%20Escolar%20e%20Acad%C3%A9mico%20%20Ano%20Letivo%202017-2018.pdf ou enviando um e-mail para inter@ubi.pt

  5. Muito legal o blog. Parabéns.
    Entrei em contato com a universidade para esclarecer algumas dúvidas sobre validação do diploma brasileiro em Portugal e não obtive resposta.
    Sou formado em Optometria e gostaria de saber como faço para validar a titulação aí em Portugal.
    Já entrei em contato com a ERS, que também não me retornou, e com a APLO (Associação dos Profissional Licenciados em Optometria), esta sim me orientou a procurar uma universidade que ofereça o curso em Portugal para saber das exigências.
    Mas até agora nenhuma resposta da UBI.
    Podem me ajudar?
    Obrigado pela atenção.
    Leandro.

  6. Olá, gostei muito do seu blog! Curso Arquitetura e Urbanismo no Brasil e gostaria de pedir a transferência do meu curso para a UBI, porém nunca fiz o ENEM e onde curso é particular. Como é feita essa transferência sem a nota do ENEM?

  7. ola, adorei o blog de vocês! explicam muito bem, porem tenho uma duvida: para que serve essa apostila de haia, e aonde ela entra na minha candidatura? o que tenho q fazer com ela?

  8. Olá Thiago! A Apostila de Haia é uma convenção assinada por uma série de países para facilitar o reconhecimento de documentos entre os países membros dessa convenção. É uma espécie de "autenticação", tendo em conta que a autenticação que fazemos em Cartório só é válida em território nacional, enquanto a Apostila de Haia, como referi, é válida em todos os países que fazem parte da convenção. Brasil e Portugal fazem parte, por esse motivo, nos documentos que você apresentar para fazer sua inscrição/candidatura na UBI é necessário ter a Apostila de Haia. A Apostila pode ser colocada, inclusive, em cópias de documentos. A Apostila de Haia é colocada nos cartórios de todo Brasil, no entanto, algumas cidades podem não possuir cartórios autorizados.

  9. Olá,adorei as dicas do blog. Estou me organizando para fazer mestrado em Portugal, tenho algumas dúvidas, existe algum e-mail para tira dúvidas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*