Dica de Saúde: cuidado com os pés

O tempo quente durante os meses do verão leva, inevitavelmente, a que os pés estejam mais expostos, quer pela escolha do calçado próprio da época, quer pela necessidade de os refrescar. 

Assim, é comum que haja uma maior preocupação e atenção aos mesmos, fato que deveria acontecer durante todo o ano. É por isso que, nessa Dica de Saúde do mês de agosto alertamos para alguns problemas que podem ser facilmente resolvidos caso tenha um cuidado diário com os seus pés. Confira algumas das situações mais comuns.
Pés secos
Por vezes a planta do pé pode ficar muito desidratada tornando a pele seca, áspera e fissurada. Isto pode ser causado por situações como o aumento de temperatura durante meses de Verão, pele sensível e fricção com o calçado. Pele gretada deve ser tratada rapidamente, caso contrario as fissuras podem atingir as camadas mais profundas da pele causando dor especialmente no calcanhar
Como prevenir? 
Para evitara pele seca e gretada utilize o creme esfoliante de forma a eliminar as células mortas da pele e convertê-la numa pele suave. Continue o tratamento com o creme hidratante com ingredientes como a ureia, o aloe vera e a queretina que restauram a hidratação da pele.
Transpiração, mau odor e infeções fúngicas
Existem cerca de 250.000 glândulas de suor na pele dos pés mais do que em qualquer outra parte do corpo. A transpiração é perfeitamente natural, mantem a flexibilidade da pele e controla a temperatura dos pés. Muitas pessoas acreditam erradamente que a transpiração é causa de maus odores. Os maus odores são produzidos por bactérias que crescem no calçado devido a umidade e calor. As bactérias atacam as moléculas de suor, decompondo-as e dando origem aos maus cheiros.
Como prevenir?
Tenha atenção à transpiração excessiva, calce meias feitas com materiais naturais como algodão e sapatos que permitam ao seu pé respirar para reduzir o crescimento de fungos e bactérias que causam maus odores. Se sofrer de transpiração persistente, um creme anti maus odores poderá ajudar, mas calçado higiénico também é essencial. Experimente usar um spray desodorizante para calçado ou palmilhas feitas com carvão ativado para ajudar na eliminação de maus odores.
Como tratar uma infeção fúngica nas unhas?
Para prevenir a infeção fúngica deve proteger sempre os pés do contato direto com o solo em piscinas, duches e vestuários, usando chinelos de piscina. Além disso, tente sempre manter os pés secos utilizando calçado transpirável e meias que absorvam o suor, especialmente em climas quentes. O tratamento da infeção por fungos nas unhas pode durar muito tempo. Por isso, as pessoas devem atentar para cuidados visando manter as unhas saudáveis:
-> Lave sempre as mãos após tocar na unha infectada;
-> Desinfecte as ferramentas utilizadas para a pedicure;
-> Não utilize esmaltes ou unhas postiças. Elas contribuem para o crescimento e propagação dos fungos;
-> Para tratar a infecção leve das unhas pode utilizar produtos que criem um ambiente desfavorável para os fungos, eliminando o problema e prevenindo a propagação da infecção;
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*