Universidade da Beira Interior integra programa da ONU

A Universidade da Beira Interior recebeu a certificação da Organização das Nações Unidas para integrar, como entidade parceira uma iniciativa global que alinha diversas instituições do ensino superior com as atividades desenvolvidas pela ONU através de atividades e pesquisas em uma cultura compartilhada de responsabilidade social. O The United Nations Academic Impact (UNAI) foi fundado em 2010, pelo então secretário-geral da Organização, Ban Ki-Moon. Em Portugal, apenas quatro instituições de ensino superior possuem a certificação.
Segundo a UBI, a instituição vai organizar, anualmente, pelo menos uma atividade centrada nos dez princípios do projeto. Entre eles o compromisso de incentivar através da educação os princípios da Carta das Nações Unidas, a cidadania, a promoção da paz e resolução de conflitos, o diálogo, a compreensão intercultural e a sustentabilidade. 
O respeito pelos direitos humanos também faz parte dessa lista, bem como objetivos centrados na atividade específica dos associados da UNAI: criação de oportunidades de formação acadêmica das pessoas, independentemente do gênero, raça, religião ou etnia, garantia de oportunidades de formação superior a todos os indivíduos e melhoria dos sistemas de ensino superior em todo o mundo.
Confira, na íntegra, os dez princípios do UNAI, que viram compromissos das instituições que integram o projeto:

– Compromisso  com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas como valores que a educação visa promover e ajudar a cumpri-los;

– Compromisso  com os direitos humanos, entre eles a liberdade de investigação, opinião e expressão;

– Compromisso com a oportunidade de educação para todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, religião ou etnia;

– Compromisso  com a oportunidade para cada indivíduo interessado em adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para a prossecução do ensino superior;

– Compromisso  com a capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo;

– Compromisso  de incentivar a cidadania global através da educação;

– Compromisso  com o avanço da paz e resolução de conflitos através da educação;

– Compromisso de abordar as questões da pobreza através da educação;

– Compromisso  com a promoção da sustentabilidade através da educação;

Compromisso com a promoção do diálogo inter-cultural e “desaprender” a intolerância através da educação;

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*